Mais de dois milhões de brasileiros que vivem em áreas rurais passaram a contar com sinal 4G nos últimos três anos, dentro do processo de expansão da conectividade liderado pelo Ministério das Comunicações (MCom). A iniciativa já alcançou 2.902 localidades em todas as regiões do país.
No Acre, a expansão da cobertura também avançou, dentro do conjunto de estados da Região Norte contemplados pelo programa federal. Segundo dados do ministério, a região soma 426 localidades conectadas desde 2023, embora o governo não detalhe quais comunidades acreanas foram atendidas.
O Nordeste lidera a expansão nacional, com 956 localidades conectadas, seguido pelo Sudeste, com 749, Sul, com 571, Norte, com 426, e Centro-Oeste, com 200 áreas rurais beneficiadas.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, afirmou que a iniciativa representa um avanço na inclusão digital da população rural.
“Conectar as áreas rurais faz parte de um desafio ainda maior: incluir todos os brasileiros no mundo digital. Nossa meta é aproximar as pessoas dos serviços básicos essenciais, da telemedicina e da educação a distância, além de tornar o pequeno produtor mais autônomo ao permitir o acesso a bancos e plataformas governamentais diretamente pelo celular, sem precisar sair de sua propriedade”, disse.
A expansão do 4G integra políticas públicas de telecomunicações vinculadas ao leilão do 5G e ações do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), responsável por medidas de reorganização do espectro e ampliação da conectividade em áreas remotas.
Para a instalação da infraestrutura, o processo envolve etapas como definição de local, licenciamento ambiental, autorização de radiofrequência e construção de torres de telefonia, que podem chegar a cerca de 32 metros de altura.
Com a ampliação do sinal, moradores de comunidades rurais passam a ter acesso a serviços digitais como emissão de documentos, educação a distância, serviços bancários e ferramentas voltadas à atividade agrícola.

