O Acre aparece entre os estados com pior desempenho da Amazônia Legal em transparência pública e proteção de defensores ambientais, de acordo com o Índice de Democracia Ambiental (IDA) 2026, divulgado nesta quinta-feira (2) pelo Instituto Centro de Vida (ICV) em parceria com a Transparência Internacional – Brasil.
O estado obteve 35,5 pontos, em uma escala de 0 a 100, ficando na 8ª colocação entre os nove estados da Amazônia Legal e recebendo a classificação “ruim”. Apenas Roraima teve desempenho inferior, com 22,8 pontos.
O levantamento avalia critérios relacionados à transparência, participação social, acesso à informação e proteção de pessoas que atuam na defesa do meio ambiente e dos direitos territoriais. A pesquisa mostra que nenhum dos estados amazônicos alcançou a classificação considerada “boa”. A média da região foi de 40,8 pontos, também enquadrada como “regular”.
No ranking, o Mato Grosso lidera com 56,7 pontos, seguido por Pará (55,3), Amazonas (43,8) e Maranhão (41,9), únicos classificados como “regulares”. Depois aparecem Tocantins (39,6), Rondônia (36,2), Amapá (35,8), Acre (35,5) e Roraima (22,8), estes cinco últimos com classificação “ruim”.

