Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Costureira é encontrada morta com mãos e pés amarrados e golpe de faca no pescoço no Bujari
  • Coronel Ulysses fortalece cooperação entre Brasil e Bolívia e articula apoio a estudantes brasileiros de Medicina na fronteira
  • Adolescente de 17 anos é apreendido após desacatar e ameaçar policiais
  • Homem com tornozeleira eletrônica é preso após descumprir medida protetiva
  • Professora de Cruzeiro do Sul cria chaveiro com tour turístico digital do município
  • Sem chuva, nível do Rio Acre cai para 2,14 metros, informa Defesa Civil
  • Sol, calor e chuva rápida marcam a previsão do tempo para o Acre neste sábado
  • Fiat Mobi atinge motocicleta em rotatória próxima à AABB, em Cruzeiro do Sul
  • Polícia Civil diz que investigação sobre invasão à casa de jornalista está avançada
  • Tático do 2º BPM cumpre mandado e prende mulher apontada como chefona do Conselho Final do B13
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, julho 25
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»TUDO AQUI 1

Justiça mantém condenação de Sikêra Jr. por falas homofóbicas na TV

Por Redação Juruá em Tempo.24 de julho de 20262 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve a condenação do apresentador Sikêra Jr. e da RedeTV! ao pagamento de R$ 300 mil por danos morais coletivos em razão de declarações consideradas ofensivas à população LGBTQIA+. O valor corresponde às duas ações civis públicas movidas contra os réus por falas exibidas no programa Alerta Nacional em 2021.

As ações foram propostas após declarações homofóbicas feitas por Sikêra Jr. durante programas de TV exibidos em 25 de junho e 26 de novembro de 2021.

Na primeira ocasião, o apresentador comentou sobre uma campanha do Burger King veiculada durante o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Sob o argumento de criticar a abordagem da diversidade sexual para o público infantil, relacionou a população LGBTQIA+ à pedofilia e ao uso de drogas, além de empregar expressões depreciativas.

No segundo caso, ao tratar de conteúdos relacionados à diversidade envolvendo personagens como Superman e Papai Noel, além do uso de banheiros femininos por pessoas trans, Sikêra relacionou a chamada “ideologia de gênero” à pedofilia, mencionou o presídio como solução e dirigiu expressões ofensivas à população LGBTQIA+.

Unanimidade

Ao analisar os recursos, os desembargadores decidiram, de forma unânime, que as manifestações do apresentador extrapolaram o direito à liberdade de expressão e tiveram caráter discriminatório ao vincular pessoas LGBTQIA+ a práticas criminosas e estigmas.

O colegiado também manteve o entendimento de que a emissora responde civilmente pelo conteúdo transmitido durante o programa. Além disso, afastou a tese de que a União deveria ser responsabilizada por eventual falha na fiscalização do serviço de radiodifusão.

Em outro ponto da decisão, os magistrados atenderam parcialmente ao pedido do Nuances – Grupo Pela Livre Expressão Sexual e determinaram que Sikêra Jr. e a RedeTV! arquem com honorários advocatícios fixados em 15% do valor da condenação, conforme o entendimento atual do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O Metrópoles não conseguiu contato com as defesas de Sikêra Jr. e a Rede TV! para se manifestarem a respeito do caso. O espaço segue aberto.

Por: Metrópoles.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.