Pular para o conteúdo
O Juruá Em Tempo
Início / Destaque 2

Alan Rick cobra postura de Mailza sobre violência contra a mulher e cita lei estadual: “Não dá bom exemplo”

A violência contra a mulher provocou críticas à gestão de Mailza Assis durante o debate entre os candidatos ao Governo do Acre, nesta segunda-feira, 21. Ao abordar o tema, Alan Rick questionou a postura do governo diante de uma lei estadual que trata da ocupação de cargos públicos por pessoas condenadas por violência contra a mulher.

“A atual governo não dá bom exemplo. Descumpre uma lei estadual que proíbe que agressor de mulher ocupe cargo público. Então, o atual governo, a atual governadora, ausente do debate, dá um mal exemplo. No seu governo, qual a sua proposta para combater efetivamente a violência contra a mulher?”, questionou Alan Rick.

A crítica ocorre diante de acusações envolvendo Madson Cameli, marido de Mailza, que já foi alvo de investigação policial e de denúncia formal do Ministério Público do Acre por suposta violência doméstica contra a ex-esposa. À época das denúncias, a defesa de Madson negou as acusações de agressão. Madson ocupa o cargo de chefe do Gabinete Pessoal da Governadora.

Thor Dantas defende proteção e autonomia

Na resposta, Thor Dantas criticou a ausência de Mailza no debate e classificou a violência contra a mulher como um problema grave no estado. O candidato defendeu ações de proteção policial, educação e geração de oportunidades econômicas.

“Eu entendo que as mulheres precisam de proteção na sua dupla jornada e, especialmente, nas desvantagens econômicas que elas enfrentam grandemente no nosso estado”, afirmou.

Thor defendeu o fortalecimento das delegacias especializadas e a abordagem do respeito às mulheres nas escolas.

“A mulher precisa de proteção ao mesmo tempo da polícia, com delegacias especializadas que combatam o crime. A gente precisa ao mesmo tempo valorizar a cultura de respeito à mulher, trazendo esse tema para dentro das escolas”, declarou.

O candidato também relacionou a dependência econômica à permanência de mulheres em relacionamentos abusivos e defendeu políticas que ampliem as oportunidades para elas.

Alan Rick cita Patrulha Maria da Penha

Na réplica, Alan Rick afirmou que os números da violência contra a mulher são preocupantes e voltou a criticar a estrutura de atendimento às vítimas.

Segundo o candidato, a Delegacia de Proteção à Mulher precisa de mais delegados e agentes. Ele também citou a aquisição de patrulhas Maria da Penha por meio de emendas parlamentares e defendeu investimentos nas casas-abrigo.

“Foi com emendas parlamentares nossas que adquirimos patrulhas Maria da Penha para ajudar o sistema de segurança pública do estado a garantir a proteção às nossas mulheres”, afirmou.

Alan Rick também defendeu geração de emprego, capacitação por meio da educação profissional e tecnológica e apoio a empreendimentos para mulheres.

Thor critica falta de execução das propostas

Na tréplica, Thor Dantas afirmou que os planos apresentados pelos candidatos possuem propostas semelhantes em áreas como educação, saúde e segurança. Segundo ele, o desafio está em transformar as propostas em ações concretas.

“A gente tá propondo fazer diferente, dessa vez, finalmente transformar plano em realidade, valorizando o plano, a equipe técnica e combatendo o desvio de recurso, que é onde sangra nossa capacidade de [executar]”, afirmou.