Acadêmicos de odontologia da Uninorte atendem de graça em hospital de Rio Branco

Atendimentos serão feitos às crianças internadas e também a seus pais com orientação sobre como tratar a saúde bucal dos filhos

 

O Centro Universitário Uninorte, universidade privada com 15 anos de existência no Acre, vai ajudar pacientes do Hospital da Criança, em Rio Branco, com ações preventivas de saúde bucal. Os atendimentos serão feitos, sob supervisão de professores, por alunos do curso de odontologia da instituição.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira 28 pela coordenadora do curso, a professora Cláudia Carlotto. Segundo ela, as ações serão desenvolvidas durante todo o semestre letivo. “São realizados os trabalhos de prevenção, promoção de saúde bucal e tratamentos de afecções bucais para os quais a criança tenha condições de ser submetida”, disse.

Outro professor do curso de odontologia do centro Universitário Uninorte, Walisson Cosmiro, pós-graduado em Odontologia Hospitalar pelo Hospital Albert Einstein (SP), disse que este tipo de atendimento vem sendo desenvolvido de 2017 e visa cuidar diariamente da saúde bucal de pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), semi-intensiva e das enfermarias de hospitais públicos de Rio Branco. O atendimento agora está chegando especificamente às crianças.

As ações são desenvolvidas por acadêmicos do 10º período do curso odontologia, sempre orientados por seus professores. “Nós fazemos avaliação daqueles que precisam de tratamento programado e diariamente realizamos higienização oral dos pacientes, pois sabemos que o maior índice de mortalidade e morbidade dentro dos hospitais não é a patologia que a pessoa apresenta quando entra no hospital, mas a que ela adquire dentro da unidade hospitalar, como pneumonia e pneumonia associada a ventilação mecânica, que acontece de 48 a 72 horas após a intubação do paciente”, disse Walisssom Cosmiro. “Um dos fatores que pode reduzir esse índice é o controle do biofilme, com controle químico e mecânico com a presença do dentista, trabalho que nós realizamos”, acrescentou.

Todos os dias serão atendidos cerca de 25 pacientes do Hospital da Criança. Os pais também recebem orientação e produtos de higiene para os cuidados bucais das crianças em suas casas. “Os pais ficam muito felizes pois eles entendem a importância de escovar os dentes no hospital, para evitar a proliferação de bactérias e outras infecções hospitalares”, disse o professor.