Aos 40, ex-atacante de Palmeiras e Porto anuncia aposentadoria: “Fim de um ciclo”

utor do segundo gol do Rio Branco-AC na vitória por 3 a 1 sobre o Barcelona-RO, neste domingo (9), pela sexta e última rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, na Arena da Floresta, em Rio Branco, capital do Acre, o atacante Adriano Louzada, 40 anos, anunciou através de uma rede social que a partida foi a última que fez como jogador profissional.

Como o Estrelão foi eliminado da competição nacional e encerrou a temporada do futebol profissional, o experiente atleta confirmou o encerramento da carreira de 24 anos, através de um texto postado acompanhado de um vídeo do gol marcado na despedida.

– Fim de um ciclo! Após 24 anos de carreira venho aqui informar que encerro minha carreira hoje! Hoje foi meu último jogo como profissional de futebol! Quero primeiramente agradecer a Deus por ter me dado saúde e o dom de poder fazer o que mais amo na vida que é jogar futebol! Em seguida agradeço a minha família que sempre me apoiou e deu força nas horas difíceis e vibrou comigo nas boas! Agradeço também a todos os técnicos de futebol com quem tive o prazer de trabalhar, comissões técnicas, massagistas, fisioterapeutas e mordomos! Agradeço a todos os times por onde passei que me deram a oportunidade de mostrar meu futebol! E aí está fim de uma carreira no meu ver vitoriosa e de grandes conquistas! Esse foi meu último gol como profissional pelo Rio Branco FC! Agradeço a todos que torceram por mim e sempre me deram força pra continuar e também a todos que também não gostavam do meu futebol porque foi por causa desses que trabalhei cada dia mais com afinco e determinação! Fim de 24 anos de profissionalismo e dedicação a uma profissão tão difícil, onde se mexe muito com as emoções das pessoas, que vão ali num estádio de futebol pra extravasar tudo que vive no dia a dia! Muito obrigado a todos e como eu sempre digo: vamos que vamos! Abraços e até a próxima!

O atacante é cria da base do Juventus-AC e deu os primeiros passos no futebol profissional fora do Acre com a camisa da Portuguesa, em 1998. Vestiu as camisas do Palmeiras (2000/2002), Vitória (2001), Nacional-POR (2002/2004), Cruzeiro (2005), Porto-POR (2005/2009), Braga (2010), Sport (2010), Santo André (2011), Oliveirense (2011/2012), e Grêmio Barueri (2013), Atlético-AC (2016) e Galvez (2015).

Adriano Louzada em 2006, com a camisa do Porto — Foto: Octávio Passos/Gazeta Press
Adriano Louzada em 2006, com a camisa do Porto — Foto: Octávio Passos/Gazeta Press

Louzada não atuava em um clube profissional desde o segundo semestre de 2016, quando defendeu o Rio Branco-AC no Campeonato Brasileiro da Série D. Em agosto de 2017, sofreu um princípio de AVC. Recuperado, acertou o retorno ao Rio Branco-AC em janeiro deste ano. No mês de maio ele afirmou que encerraria a carreira ao fim da temporada.

O atacante tem no currículo, títulos nacionais com o Porto, duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido Oliveira. Em 2014, foi campeão acreano pelo Rio Branco-AC. Em 2015, foi vice-campeão estadual com o Galvez. Na temporada seguinte foi campeão acreano com o Atlético-AC. O clube estava há 25 anos sem levantar o troféu e ele terminou como vice-artilheiro do estadual com oito gols.

G1