Aos 68, idoso que concluiu ensino médio este ano anda 1 hora para fazer Enem no Acre: ‘sonho cursar direito’

O aposentado José Carneiro Belmiro, 68 anos, é um dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio 2019 (Enem) no Acre, neste domingo (3). O idoso andou uma hora da casa onde mora, no bairro Raimundo Melo, em Rio Branco, até o Centro Universitário Unimeta para fazer a prova. Ele conta que se preparou, acordou cedo, e chegou com “folga” ao local de provas.

Essa não é a primeira vez que Belmiro faz o Enem, ano passado ele fez para tentar concluir o ensino médio. Segundo ele, conseguiu 430 pontos na prova e concluiu esse terminar os estudos esse ano pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

“Meu propósito é cursar direito, é um sonho antigo. Só agora que eu pude ter chance de tentar, não joguei minha chance fora, é que não tive oportunidade antes. Foi muita luta na minha vida, meu pai morreu cedo e eu tive que assumir a casa. Depois casei, adotei dois filhos, então, foram muitas dificuldades, só consegui terminar os estudos agora e quero continuar, sei que vou chegar lá”, fala confiante.

O Acre teve 38.649 candidatos confirmados para fazer o Enem. Portões abriram às 10h e fecham 11h para quem vai fazer as provas no estado acreano. Provas serão aplicadas em 17 municípios do estado.

Por Alcinete Gadelha e Janine Brasil, do G1 Acre.