Bolsonaro cria Força Nacional para Amazônia. Mourão coordena

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou por meio das redes sociais que determinou, nesta terça-feira (21/01/2020), a criação do Conselho da Amazônia, a ser gerenciado pelo vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB). A novidade foi informada durante reunião do presidente com todos os ministros do governo, que ocorreu no início da manhã no Palácio da Alvorada.

“Determinei a criação do Conselho da Amazônia, a ser coordenado pelo Vice Presidente @GeneralMourao, utilizando sua própria estrutura, e que terá por objetivo coordenar as diversas ações em cada ministério voltadas p/ a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia”, informou Bolsonaro.

Bolsonaro não deu detalhes da composição do conselho da Amazônia nem do tipo de trabalho a ser desenvolvido. De acordo com o presidente, o órgão funcionará na estrutura da vice-Presidência e será responsável por coordenar as atividades das pastas do governo referente à região. No caso da Força Nacional de Segurança Pública, atuam policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos dos estados e do Distrito Federal.

O presidente informou também que será criada uma Força Nacional Ambiental específica para cuidar do meio ambiente.

“Dentre outras medidas determinadas está também a criação de uma Força Nacional Ambiental, à semelhança da Força Nacional de Segurança Pública, voltada à proteção do meio ambiente da Amazônia”, destacou o presidente em sua rede social.

  • Fonte: Metrópoles.