Bombeiros resgatam iguana em poste no Centro de Cruzeiro do Sul

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para resgatar uma iguana que estava no topo de um poste no Centro de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, nesta segunda-feira (10). O animal foi salvo e levado para uma área de floresta.

O autônomo Franeci Souza, de 62 anos, foi quem avistou o animal no poste, próximo às lojas no Centro da cidade. Segundo ele, ficou preocupado tanto com o bicho, quanto com a segurança das pessoas com a possibilidade da iguana bater na rede de energia e provocar um curto-circuito.

“Cheguei para trabalhar bem cedo da manhã e o vi lá, aí decidi que tinha que fazer um jeito de resgatar e liguei para os bombeiros. Ele estava em um local inseguro e, devido á fiação, ele poderia entrar em contato com a energia e provocar uma situação mais complicada”, disse Souza.

A equipe de resgate levou menos de meia hora para retirar o bicho do poste. Os bombeiros chegaram ao animal e pelo telhado de um prédio e não tiveram dificuldades para fazer a captura.

“O animal encontrava-se em um lugar bem hostil, mas pelo posicionamento, não foi preciso solicitarmos a empresa de energia para desligar o sistema, pois estava favorável para a captura do animal que está tranquilo”, disse o sargento Alexandre Cavalcante.

A ação dos bombeiros chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local que torciam para que o animal não saltasse do poste antes de ser resgatado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o resgate de animais que saem do habitat natural e entram e locais de riscos ocorre com frequência na segunda maior cidade do Acre.

“O Corpo de Bombeiros tem profissionais capacitados para esse tipo de situação e estamos sempre para servir. Não sabemos como esse animal chegou até ali, mas situações como essa, às vezes até mais complicadas, acontecem sempre e a gente trata de salvar. Vamos levá-lo para uma área de selva para que ele esteja seguro”, afirmou Cavalcante.

Por Mazinho Rogério