Câmara aprova projeto de Ilderlei que trará economia de R$ 200 mil em contas de energia do município

A Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul aprovou nesta terça-feira, 3, o projeto do executivo que transfere os recursos do Custeio do Serviço de Iluminação Pública – COSIP de R$ 500 mil do município para uma empresa privada. Ao todo, o projeto teve 11 votos a favor e 2 contra.

Desenvolvido com base no cumprimento da Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o projeto inovador vai transformar lixo em energia.

O procurador do Município, Jhonata Donadoni, explica que resíduos, como garrafa pet, plástico e vidro, serão encaminhados para a usina de processamento e geração de energia. Assim, o Município economiza com energia elétrica e resolve parte do problema do descarte de lixo.

A licitação para a escolha da empresa que vai reciclar o lixo e gerar energia será publicada ainda este ano. Já o funcionamento está previsto para o final de 2020 e depois de três meses de geração de energia elétrica a partir do lixo, que a empresa passará a receber os recursos da prefeitura.