Caminhada em alusão ao dezembro vermelho é realizada em Cruzeiro do Sul

Nesta segunda – feira, 2, foi realizada a caminhada em alusão ao mês dezembro vermelho, que é uma campanha referente ao 01 de dezembro que é o Dia Mundial da AIDS. A Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde está desenvolvendo atividades como essa para chamar a atenção da população sobre a doença.

“Nós esperamos conscientizar o máximo de pessoas possíveis evitando o aumento de doenças sexualmente transmissíveis e levando a conhecimento da população que todas as Unidades Básicas de Saúde do Município realizam os testes rápidos diariamente, ” frisou Iago Castro, coordenador de IST/AIDS e Hepatites Virais.

A atividade teve a participação de profissionais da saúde e começou na Avenida Coronel Mâncio Lima e se deslocou até a Catedral Nossa Senhora da Glória que também está em tonalidade vermelha.

Durante a caminhada foram mencionados os cuidados para prevenir a doença, como a importância do uso do preservativo durante a relação sexual. Mas se caso contrário, é importante realizar o exame mais rápido possível.

“Quanto mais cedo a pessoa souber que tem o vírus e iniciar seu tratamento melhor será sua qualidade de vida. Por isso, se a pessoa passar por alguma situação de risco (sexo sem preservativo, uso de seringa contaminada, transmissão vertical) recomenda-se fazer o teste anti HIV”, pontou Iago, durante a caminhada.