Com parceria da Marinha, Prefeitura de Cruzeiro do Sul oferece curso para condutores de barcos do transporte escolar

Todos condutores de barcos que fazem o transporte dos alunos das escolas municipais de Cruzeiro do Sul terão a partir de agora a carteira para conduzir embarcação. Por meio de uma parceria com a Marinha, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está oferecendo um curso de capacitação para garantir mais segurança no transporte fluvial dos estudantes.

Mais de 30 barqueiros estão participando do curso que vai durar quase uma semana. Eles são responsáveis pelo transporte dos estudantes das comunidades ribeirinhas.

Além de orientações para o uso adequado dos equipamentos obrigatórios de segurança, como o colete salva-vidas, os condutores recebem informações sobre as normas de navegação para evitar acidentes.

“Estamos aproveitando a disponibilidade da Marinha para fazer esse trabalho de orientação para que, na prática, possamos evitar incidentes com nossos alunos”, disse o prefeito em exercício Zequinha Lima.

Um total de 90 condutores de barcos prestam serviços para a Semed. De acordo com Zequinha Lima, todos serão capacitados.

No final do curso os barqueiros farão um prova para mostrar que estão aptos a receber a carteira de habilitação para o transporte aquaviário.

“É muito importante esse  curso, porque agora ficamos sabendo o que precisamos exigir dos alunos e temos novas instruções para fazer o nosso trabalho”, afirmou o barqueiro Manoel Andrade de Souza, de 56 anos, que mora no rio Juruá Mirim e há mais de 6 anos trabalha no transporte de alunos.