Coronavírus atinge até previsões do Friale; não terá análises do clima na pandemia

O pesquisador do clima, Davi Friale, anunciou no sábado (21) que irá paralisar suas previsões do tempo por causa do coronovírus após 11 casos da doença no Acre.

O pesquisador explica que devido ao decreto do governo ficou impossibilitado de ter acessos aos equipamentos que auxiliam na elaboração das previsões.

“Devido à situação de calamidade decretada pelo governo, ficamos impossibilitados de ter acesso aos equipamentos que nos permitem elaborar a previsão de tempo, os alertas de tempo severo e a tendência do nível dos principais rios da região”.

Confira a nota do pesquisador:

Não mediremos esforços para que o nosso trabalho não seja paralisado por muito tempo. No entanto, não havendo sucesso, será prejudicada a população do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, da Bolívia e do Peru, que, diariamente, há muitos anos, tem acesso às nossas informações que tanto tem contribuído para um bom planejamento das atividades humanas e uma prevenção contra eventos meteorológicos e hidrológicos severos ao longo dos últimos anos.

Nossas informações têm sido amplamente utilizadas também pela imprensa de vários estados brasileiros e países vizinhos, bem como por instituições de pesquisa e por outros institutos de Meteorologia nacionais e internacionais.

Não mediremos esforços para continuar fazendo nosso trabalho do qual tanto a população e a imprensa se utilizam diariamente para melhor informar a todos que dela necessitam. No entanto, acataremos as decisões que nos forem impostas.

Voltaremos a publicar nossas informações assim que nos for permitido.

loading...