Cruzeiro do Sul: Golpistas hackeiam números de WhatsApp para solicitar dinheiro emprestado a contatos

Uma fraude que clona o aplicativo de mensagens WhatsApp, tem deixado a população de Cruzeiro do Sul em alerta. Os golpistas se fazem passar pelos donos dos telefones para pedir dinheiro aos seus contatos.

A digital influencer Larissa Litzkow, fez um alerta em sua conta no Instagram na noite da última quarta feira, 4, a respeito do que aconteceu com as suas amigas. Em um dos casos, a vítima foi a empresária Camila Grandidier, dona da empresa “Maria Formiga” e a Ortodontista Natália Cabral.

“Tomem cuidado para vocês não caírem no golpe de depositar dinheiro e nem de dar abertura pra eles hackearem o Whatsapp de vocês”, disse Larissa.

Há duas variações do mesmo golpe. Na primeira modalidade, mais sofisticada, os falsários conseguem “roubar” a linha telefônica das vítimas, transferindo o número para outro chip. Assim, instalam o WhatsApp em outro aparelho e então, passam a enviar mensagens para amigos e parentes do dono do aparelho.

Na segunda, eles solicitam o código de segurança, só que esse código de segurança é do WhatsApp, e não da confirmação de cadastro no site. Depois que é enviado esse código, eles configuram no aparelho deles e assumem a conta. Esse tipo de golpe tem sido comum no Acre, e usando essa técnica então, é preciso ter muito cuidado em divulgar o telefone pessoal em grupos desconhecidos.

Caso isso aconteça com você procure a delegacia geral de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul.

  • Por Carlos Guthierres, do Juruá Em Tempo.