Dezembro Vermelho: Atividades são desenvolvidas em alusão ao combate à doença

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde apoiam a campanha do dezembro vermelho em combate a AIDS. Durante o mês serão desenvolvidas atividades para chamar a atenção da população, com o intuito de informar sobre sintomas, perigos, formas de contágio e prevenção da doença.
A AIDS surgiu a partir de um vírus chamado SIV, encontrado no sistema imunológico dos chimpanzés e do macaco-verde africano. Nas décadas de 60 e 70, durante as guerras de independência, a entrada de mercenários no continente começou a espalhar a doença.
Haitianos levados para trabalhar no antigo Congo Belga (hoje República Democrática do Congo) também ajudaram a levar o vírus para outros países.
De acordo com Iago Castro, coordenador de IST/ AIDS e Hepatites Virais, no município de Cruzeiro do Sul têm em média 50 pacientes que fazem uso da medicação, por terem a doença.
“O nosso principal objetivo é mostrar para a população que todos estão sujeitos a contrair a AIDS, para que isso não aconteça à única maneira de evitar a doença é usando preservativos durante a relação sexual, lembrando que o preservativo evita doenças sexualmente transmissíveis e não apenas a gravidez indesejada,” destacou ele.
O vírus pode ser transmitido através de relações sexuais sem proteção, compartilhamento de seringas contaminadas e de mãe para filho, durante a gestação ou amamentação.
CRONOGRAMA
Caminhada sobre a prevenção da AIDS
Dia: 02 de dezembro
Horário: 16hr
Local: Av. Coronel Mâncio Lima, próximo a Assembleia de Deus
Atendimento com testes rápidos
Dia: 03 de dezembro
Horário: 7:30hr
Local: Mercado do Peixe
Atendimento para os funcionários da ONG
Dia: 06 de dezembro
Local: CBCN