Dia Estadual dos Desbravadores é comemorado no Acre

Os desbravadores do Acre comemoram nesta sexta-feira, 20 de setembro, o seu dia estadual. A lei foi aprovada pelos deputados acreanos da Assembleia Legislativa no ano de 2015. O pedido partiu do então deputado Jamyl Asfury. Para comemorar a data, neste sábado e domingo, 21 e 22 respectivamente, os desbravadores estarão realizando as olimpíadas esportivas no Colégio Armando com o tema “Jesus no pódio do meu coração”. O evento terá a participação de 545 pessoas de vários municípios do estado. No sábado as atividades iniciam às 17h e no domingo às 7h.

O pastor departamental, responsável pelos desbravadores para a região do Acre e Rondônia, Eduardo Ibrahim, disse que o clube é uma organização da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no qual crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos usufruem de atividades que abrangem os aspectos físico, mental e espiritual.

“Muitas crianças que vivem em situação de risco e até mesmo de vulnerabilidade são abraçadas pelo Clube de Desbravadores. No clube elas têm a oportunidade de viver uma história mais bonita. Eles recebem orientações de cuidados com a saúde e com o corpo e também orientações de como estar mais perto de Deus”, explicou Ibrahim. Crianças de qualquer credo religioso podem participar das atividades do Clube de Desbravadores. Somente em Rio Branco existem mais de 20 clubes espalhados pelos mais diversos bairros.

O pastor explicou ainda, a respeito das atividades que acontecem durante o final de semana no Colégio Armando Nogueira, que “as crianças nessa idade têm muita energia e para isso organizamos uma série de brincadeiras como corrida para que elas usem essa energia com algo muito positivo, colaborando para o crescimento físico”.

A desbravadora Luíse Lessa Feitosa de 10 anos iniciou as atividades no Clube de Desbravadores este ano e disse estar muito feliz por poder participar. “É a primeira vez que participo de uma olimpíada, eu estou muito feliz, porque haverá muita gente pra pode brincar”, disse.

Quem são os Desbravadores?

São meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor e religião, que se reúnem, em geral uma vez por semana, para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.

Vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstram habilidades com a disciplina através de ordem unida e têm a criatividade desperta pelas artes manuais. Combatem também o uso do fumo, álcool e drogas.

Os desbravadores trabalham em equipes procurando sempre serem úteis a comunidade. Prestam socorro em calamidades e participam ativamente em campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo o que fazem procuram desenvolver o amor a Deus e à pátria.

O Clube dos Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90 mil sedes e mais de 2 milhões de participantes. A instituição existe oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia.

Informações:
Data: 21 e 22 de setembro de 2019.
Horário: Dia 21 às 17h e no dia 22 das 7h às 17h
Local: Colégio Armando Nogueira
Mais informações: Nayara Lessa – Coordenadora dos Desbravadores no Acre – 99901.4298