Em 2019, ocorrências de incêndios florestais caíram mais de 80%

Segundo números do 4° Batalhão do Corpo de Bombeiros, de Cruzeiro do Sul, em 2019 houve uma queda brusca no número de ocorrências de incêndios florestais, em relação ao mesmo período ano passado. Em julho de 2018, época do ano em que geralmente a seca se agrava, foram registradas 103 ocorrências, enquanto que esse ano foram apenas quatro.

Para o Corpo de Bombeiros a queda nos números é resultado de um conjunto de fatores. “Nós, juntamente com a Defesa Civil, Prefeitura de Cruzeiro do Sul e Governo do Estado fizemos um trabalho de campanha, orientação e conscientização com toda a população. Todavia não podemos desconsiderar o fato de o período de verão, este ano, ter sido muito curto e a quantidade de chuva maior”, explicou o capitão Oliveira.

O levantamento realizado pelo órgão mostra ainda que até agosto de 2018 foram registradas quase 170 ocorrências, e em 2019 até o mesmo mês foram 77. Outro dado importante é que em 2018 o órgão atendeu pelo menos uma o ocorrência todos os meses, já esse ano os registros tiveram início somente em março.