Em 24 horas, mais de 400 pessoas saem de rodoviária na capital para fazer concurso em Cruzeiro do Sul

Faltando menos de um dia para o concurso público da prefeitura de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, o aumento na procura por passagens na rodoviária de Rio Branco chegou a triplicar, segundo informou o gerente de operações de uma empresa de ônibus que faz o transporte para a cidade.

Francisco Mendes disse que a empresa, normalmente, envia um carro para o município, mas, na noite de sexta-feira (29), foram cinco ônibus a mais.

Além disso, ele informou que no sábado (30) ainda são mais quatro, dois saíram pela manhã e outros dois devem sair no início da noite. Ao todo, são pelo menos 440 pessoas em 24 horas.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul publicou, em setembro deste ano, edital de um concurso público com 511 vagas para contratação de servidores do quadro efetivo. As vagas são para cargos de níveis fundamental, médio e superior em diversas áreas de atuação. E as provas acontecem neste domingo (1).

“Aumentou bastante em virtude desse concurso. Normalmente, nesse período do ano, a gente aumenta dois carros, mas precisamos de reforço por causa do concurso lá. E, hoje, ainda temos procura”, contou o gerente.

Mendes disse ainda que todos os carros, com capacidade para 44 pessoas, seguiram com todas as poltronas preenchidas. E para o domingo à noite, vai disponibilizar mais seis veículos para o retorno dos candidatos após a prova.

“Tivemos um acréscimo de carros extras na noite de ontem [sexta, 29] e no domingo (1), à noite, também teremos o mesmo número para quando o pessoal tiver retornando”, disse.

Mendes contou que a empresa tinha adquirido ônibus novos para fazer outras linhas e tiveram que disponibilizar para ir ao município por causa da grande procura nos últimos dias.

Concurso

O edital foi publicado, após mais de 10 anos sem concurso público para servidor efetivo, pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), com cargos de níveis fundamental, médio e superior em diversas áreas de atuação.

Os salários variam entre R$ $ 1.077,84 mil a R$ 10.500 mil e oferta vagas para professores, médicos, mecânico, eletricista, assistente social, entre outros.

O concurso ocorre em duas etapas. A primeira é composta por prova objetiva para todos os cargos e prova de títulos para educador social, eletricista, fiscal ambiental, fiscal de obras e infraestrutura, fiscal de tributos, fiscal sanitário, microscopista, operador de máquinas, operador de trator agrícola, técnico em enfermagem e todos os cargos de nível superior.

  • Por Alcinete Gadelha, G1 AC.