Eternos namorados: conheça o casal que está junto há mais de 50 anos

Muitas pessoas sonham em encontrar um grande amor. Um amor forte que supere os problemas, dores, tristezas e, acima de tudo, que seja leve e duradouro. Como diz a música de Cazuza, todo mundo quer “a sorte de um amor tranquilo”.

No município de Cruzeiro do Sul, o Juruá em Tempo encontrou um casal que pode ser usado como exemplo de um amor que o tempo não enfraqueceu.

Maria Gaivides Marques Nogueira e José Élio Nogueira estão casados há 51 anos, mas a história de amor do casal já se aproxima de seis décadas. Quatro filhos e 10 netos são testemunhas da força do amor do casal cruzeirense.

Mas o que muitos casais querem saber neste Dia dos Namorados é: Qual o segredo para um casamento feliz e duradouro?

“Primeiro tem que ter respeito, sem respeito as coisas não andam. Sempre procuramos ser fiéis àquilo que juramos no dia do nosso casamento. Ser fiel na alegria, na tristeza, na saúde e na doença. Amando e respeitando todos os dias das nossas vidas. É difícil? É. Mas não é impossível”, conta dona Maria.

Para ela, participar de grupos como a Pastoral da Família e o Encontro de Casais com Cristo ajudou o casal a amadurecer e entender a o verdadeiro sentido da união.

“Tudo isso ajuda por que nós aprendemos a dialogar, a respeitar, a partilhar. Quando me casei, ele não sabia fazer nada. Hoje, ele só não faz comida, mas o resto ele faz tudo. Ele me ajuda em tudo que ele pode, arruma cama, lava louça. Tem que existir essa partilha no casamento, não só jogar tudo nas costas de um”.

Engana-se quem acha que a conquista amorosa acaba depois do casamento. Seu José, por exemplo, declara seu amor à sua esposa todos os dias. São gestos que parecem simples, mas que fazem toda a diferença.

Basta ouví-lo falando da esposa para ter a certeza de que o amor entre o casal continua aceso.

“Ela é minha namorada eterna. O amor que tive por ela quando a conheci continua o mesmo. A conquista é do dia a dia são provas de amor, sinceridade. Ela sabe que é a única mulher que conheci na minha vida. Ela é tudo na minha vida. Todos os dias antes de sair eu dou um cheiro nela. Esse é o alimento do casamento”, declarou seu José.

Por fim, o casal deixa um recado aos enamorados que estão pensando em se casar.

“Queremos dizer para os casais de namorados que os obstáculos vêm, mas se soubermos superar esses obstáculos com amor, somos capazes de manter nosso casamento”, disse dona Maria.