Festival do Peixe-Boi é vitrine de políticas de preservação do meio ambiente em Guajará

A Prefeitura do município de Guajará tem avançado em políticas públicas de preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Prova disto, foi a 8ª edição do Festival do Peixe-Boi realizada na Comunidade do Gama.

Todo o processo de limpeza antes e depois do evento foi acompanhando por educadores ambientais e fiscais. Além disso, grande parte dos materiais utilizados para limpeza são frutos de reciclagem. As lixeiras espalhadas pela praia foram feitas de pneus, as vassouras utilizadas na limpeza são de material reciclável.

Em todo o perímetro do festival, haviam placas de sinalização e conscientização sobre a preservação do meio ambiente, inclusive houve panfletagem de educadores ambientais orientando sobre como cuidar do meio ambiente.

“Foi muito gratificante pra gente por que os banhistas respeitaram a sinalização, jogaram lixo na lixeira. Os vendedores também depositaram o lixo de forma correta. Trabalhamos com a educação ambiental e com reciclagem de uma forma muito forte”, disse o secretário de meio ambiente, Antônio Cristiuma Medeiros.

Antes do evento, a secretaria também realizou um trabalho na comunidade. “Fomos de porta em porta, com os moradores, trabalhando tanto a parte de preservação do peixe-boi quanto com relação as queimadas, que nesse período do ano é bastante forte no interior do município”.

E destaca: “O trabalho vai continuar nesse sentido ao longo do ano, principalmente sobre a questão do peixe-boi. Vamos fazer um monitoramento na comunidade, na base onde esses peixes ficam, para que possamos fazer um documentário de fotos para apresentar para a comunidade e visitantes”, finalizou o secretário.