Gladson Cameli vai anunciar a exoneração de pelo menos 340 servidores comissionados

O governador Gladson Cameli deverá anunciar, ainda nesta quinta-feira (19), a exoneração de pelo menos 340 cargos comissionados. Uma edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) está sendo preparada para a publicação das exonerações, informou uma fonte do Palácio Rio Branco. Gladson Cameli deverá se pronunciar sobre o assunto ainda esta tarde.

As exonerados serão aqueles indicados por deputados estaduais da base aliada. Esta seria a reação do governo e do próprio Gladson Cameli em retaliação à derrubada dos vetos de matérias governamentais pela Assembleia, no início desta semana.

Antes de viajar para a Alemanha, na semana passada, Gladson Cameli enviou mensagem à Assembleia comunicando ter vetado oito matérias aprovadas pelos deputados, inclusive a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) para 2019. Na semana seguinte, os deputados decidiram derrubar os vetos – o que significa é que o que está valendo é aquilo que a Assembleia aprovou e não o que decidiu o governador.

Na tarde de quarta-feira (18), ao ser comunicado da derrubada dos vetos, Gladson Cameli disse que aceitava os resultados mas destacou que a decisão dos deputados haveria causado descontrole nas contas ´do Estado e que por isso teria que adotar medidas ainda mais austeras para não perder o controle. Uma das medidas é, portanto, a demissão de pessoas protegidas e indicadas por deputados da base governista que, no entanto, no caso dos vetos, votaram com a oposição.