O Juruá Em Tempo
Acre

Cidadãos não são atendidos por falta de defensor público em Cruzeiro do Sul

Por Redação Juruá em Tempo.
Cidadãos não são atendidos por falta de defensor público em Cruzeiro do Sul
PUBLICIDADE

A falta de defensores públicos em Cruzeiro do Sul tem prejudicado a população que procura o serviço e não encontra. De acordo com a denúncia, apenas cinco fichas de atendimento estão sendo disponibilizadas, de segunda a quarta-feira, na Defensoria Pública do Estado.

José Mesquita, morador de Marechal Thaumaturgo, madrugou na fila e mesmo assim não conseguiu atendimento. “As prioridades para ser atendido por essas cinco fichas são as pessoas com intimação da justiça para comparecer na Defensoria. E se essas cinco fichas forem preenchidas por esse público, todos os outros da fila, grávidas, idosos e demais não são atendidos”, salientou.

PUBLICIDADE

Segundo uma servidora do órgão, o defensor está de férias de 1 de janeiro. Com a falta de um defensor substituto, as pessoas que procuram a instituição em Cruzeiro do Sul saem frustrada.

PUBLICIDADE

“Pessoas com crianças que ficaram à noite na fila, correndo o risco de serem assaltadas ou violentadas, tendo em vista que o local não apresenta nenhuma segurança. Tem gente que já veio três vezes a Defensoria e não conseguiu ser atendida”, relata José.

Em nota, a Defensoria Pública do Estado informou “que no final do ano passado, devido a mudança de gestão de governo, três gestores da unidade da Defensoria Pública de Cruzeiro do Sul foram devolvidos para Secretaria de Estado da Gestão Administrativa. ”

Além disso, em dezembro de 2018, também foram suspensos temporariamente os estagiários da instituição por medida de contenção de gastos. Em razão dessas circunstâncias, houve a necessidade de redução temporária dos atendimentos.

“Entretanto, a Administração da Defensoria já envidou todos os esforços para a regularização da situação, para que haja o retorno dos servidores e estagiários à referida unidade. ”

O órgão finaliza afirmando que está trabalhando para normalizar a situação. “Por fim, pedimos a compreensão da comunidade que tanto necessita da nossa assistência jurídica integral e gratuita, e asseguramos que logo a situação será resolvida.”