O Juruá Em Tempo
Acre

Justiça quer Eletrobrás esclarecendo ‘apagões’ no Acre

Por Redação Juruá em Tempo.
Justiça quer Eletrobrás esclarecendo ‘apagões’ no Acre
PUBLICIDADE

Acatando pedido do Ministério Público de Rondônia (MP/RO) e do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), a Justiça Federal determinou à Eletrobrás para que, no prazo de cinco dias, forneça informações sobre as recentes interrupções de energia em Rondônia, nas últimas semanas.

A ocorrência dos chamados apagões no Estado já é objeto de ação civil pública, ajuizada em 2015, e distribuída à 2ª Vara Federal. Os MPs cobram agilidade no julgamento do caso. Em atendimento aos Ministérios Públicos, a Justiça Federal decidiu que a Eletrobrás deverá apontar localidades (bairros e municípios) atingidos por apagões, nas últimas semanas; tempo e motivo da interrupção, além de providências adotadas para a solução do problema.

PUBLICIDADE

Ainda segundo a determinação, decorrido o prazo, com ou sem manifestação da Eletrobrás, o Operador Nacional do Sistema Elétrico Nacional (ONS) deverá ser intimado para que esclareça, no prazo de 15 dias, a situação da Usina Termoelétrica Termonorte II; a atual situação do bipolo 2; a atual fase de segregação da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio; qualquer outra razão para as recentes interrupções no serviço de energia elétrica prestado no Estado de Rondônia.

PUBLICIDADE

Na ação, os MPs ressaltam que Rondônia é um dos principais estados geradores de energia elétrica para o SIN, com duas grandes usinas hidrelétricas instaladas em seu território – Santo Antônio e Jirau –, além da Usina Termoelétrica (Termonorte II), da usina de Samuel e de que pequenas centrais hidrelétricas no interior.