Aleac não terá nenhuma mulher na próxima legislatura após eleição de 2026
A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) não terá nenhuma mulher entre os 24 deputados estaduais eleitos para a legislatura que começa em 2027. O resultado das urnas neste domingo (4) encerrou a disputa sem que nenhuma das candidatas conseguisse uma cadeira no Legislativo estadual.
O cenário representa uma mudança em relação às eleições de 2022, quando três mulheres foram eleitas para a Aleac: Maria Antônia (PP), Michelle Melo, então no PDT e atualmente no União Brasil, e Antonia Sales (MDB).
Maria Antônia foi eleita em 2022 com 10.485 votos. Michelle Melo conquistou 5.990 votos. Já Antonia Sales também garantiu uma das cadeiras da Assembleia naquele pleito.
Nenhuma das três conseguiu se reeleger em 2026. Além delas, nenhuma outra candidata alcançou votação suficiente, dentro das regras do sistema proporcional, para ocupar uma das 24 cadeiras da Aleac na próxima legislatura.
Com isso, a composição eleita neste domingo será formada exclusivamente por homens, interrompendo a presença feminina que havia sido registrada na atual legislatura.
A nova composição da Assembleia Legislativa tomará posse em fevereiro de 2027, para um mandato de quatro anos.