Mais de 80% dos contribuintes acreanos já entregaram a declaração do Imposto de Renda

O prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) termina às 23h59 (horário de Brasília) desta terça-feira (30) e de acordo com a Receita Federal no Acre cerca de 63 mil contribuintes já entregaram suas declarações do exercício 2019, até as 10h desta segunda-feira, 29.

A expectativa, de acordo com a auditora fiscal da Receita Federal Elisane Grecchi, é que todos os 75 mil contribuintes entreguem sua declaração neste ano.

“Já recebemos quase 63 mil declarações até agora, isso corresponde a mais ou menos 82% de declarações esperadas já recebidas. E esperamos que todas as 75 mil declarações sejam entregues até amanhã no final do prazo estipulado é as 23h59 no horário de Brasília”, comentou.

A auditora ressaltou ainda a importância de não esperar para a última hora para fazer a declaração sob o risco de congestionamento do sistema ou outro contratempo e ficar sem declarar o IR, o que pode acarretar problemas futuros.

“Deixar para entregar a declaração na última hora é um risco, pois o contribuinte pode precisar de alguns dados de deduções que pode não encontrar em um último momento e pode congestionar o sistema também para o recebimento das declarações”, alertou.

Quem não entregar no prazo terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês. O valor mínimo é de R$ 165,74, e o máximo é de 20% do imposto devido mais juros da taxa Selic, além de ficar com pendencia na Receita Federal gerando algumas restrições como financiamento de imóveis e abertura de contas em bancos.

Gleydison Meireles – do Notícias da Hora