O Governo do Acre rechaçou como veemência as notícias envolvendo suposto uso eleitoral do helicóptero Harpia 01, aeronave popularmente conhecida como Comandante João Donato que presta serviço para o Centro Integrado de Operações Aéreas . O helicóptero João Donato se viu em meio às fake News típicas da oposição à Frente Popular do Acre quando citado que teria sido usado para realizar voos transportando o candidato a senador Jorge Viana. “O senador da República Jorge Viana nunca usou a aeronave como meio de transporte, durante esses sete anos e nove meses de administração Tião Viana. Mente covardemente quem fala noutro sentido”, rebateu o porta-voz do Governo do Acre, Leonildo Rosas, em nota pública.

O Governo do Acre já pediu às autoridades a devida apuração desse episódio, que chegou a ser noticiado pelo portal Folha do Acre mas o texto foi retirado do ar com reiterados pedidos de desculpas da jornalista Gina Menezes, editora do jornal, que publicou o material sem levar em conta os preceitos mais básicos do jornalismo. “Eu, Gina Menezes, como repórter peço desculpas. Material será retirado do ar imediatamente”, lamentou Menezes.
Veja a nota do Governo do Acre na íntegra:
NOTA OFICIAL
Diante da notícia mentirosa sobre o suposto uso do helicóptero Harpia 01, envolvendo o nome do senador Jorge Viana, o governador Tião Viana determinou a adoção de medidas judiciais firmes contra todos os autores e divulgadores de tal inverdade.
As medidas serão tomadas porque atos irresponsáveis como esse atentam contra a honra e a seriedade do governo do Estado.
O senador da República Jorge Viana nunca usou a aeronave como meio de transporte, durante esses sete anos e nove meses de administração Tião Viana. Mente covardemente quem fala noutro sentido.
O helicóptero Harpia 01 é um instrumento muito importante no atendimento às populações de regiões de difícil acesso e nas ações de segurança pública. Sempre foi e permanece sendo utilizado em missões oficiais.
Inverdades desse tipo contribuem apenas para alimentar a fábrica criminosa de fake news – notícias falsas – e sempre serão combatidas com a verdade e com ações na justiça.
Leonildo Rosas
Porta-voz do Governo do Acre


