No dia dedicado à categoria, agências bancárias não abrem nesta quarta-feira (28)

As agências bancárias em todo o Acre devem fechar nesta quarta-feira (28) devido ao feriado do Dia Estadual dos Bancários. Este é o primeiro ano que todo o estado vai aderir ao feriado bancário, pois existiam apenas leis municipais que decretavam o feriado em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

O Dia do Bancário, lei 3.247, foi criado ainda em abril 2017 pelo governador Tião Viana. Porém, na época, a lei só falava na criação do dia e não em feriado. Já em agosto deste ano, o governador Gladson Cameli decretou feriado estadual bancário por meio da lei 3.499, publicada no Diário Oficial no dia 12 deste mês.

“O Dia Estadual de que trata esta lei, feriado estadual aos bancários, passa a integrar o calendário oficial de eventos do Estado”, decidiu.

Com isso o feriado bancário abrange todas as agências do estado. O serviço volta a ser normalizado na quinta-feira (29). Porém o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre (Seeb-AC), Eldo Rafael, explica que o feriado aplica-se somente aos bancários e não outros setores.

“Este é o primeiro ano que é feriado estadual e, como é um feriado bancário, o sistema de compensação não funciona amanhã [quarta,28]. Nos anos anteriores era feriado só em algumas cidades, porque eram feriados municipais. Mas, com a homologação da alteração da lei, esse ferido agora é em todo o estado”, explica.