Primeiro dia de provas do Enem movimenta principais escolas de Cruzeiro do Sul

Os portões das escolas foram abertos às 10h deste domingo, 3, quando ocorre o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, a movimentação de participantes começou um pouco antes com a formação de pequenas filas em frente as principais instituições de Cruzeiro do Sul, como a Universidade Federal do Acre (Ufac), Escola São José, Escola Hugo Carnerio, dentre outras.

Assim como em todo o Brasil, o nervosismo toma conta de quem vai realizar o exame pela primeira ou segunda vez. É o caso da estudante Jheusse Lima, que já fez outras edições da prova.

“As minhas expectativas são as melhores possíveis, desde que eu consiga realizar tudo dentro do horário e com calma”, disse, ao acrescentar que pretende cursar Direito.

Daiane Santiago também chegou cedo no local onde vai fazer a prova. Apesar de já estar próximo de concluir uma graduação, a jovem decidiu, mais uma vez, fazer o Enem para Direito.

“Creio que vai dar certo, mesmo que a concorrência seja grande, que a prova seja complicada e cansativa, eu creio que quando você tem um objetivo tudo dá certo se você tiver preparação”.

Santigo se considera preparada para e exame e conta que, para ela, a redação é o grande desafio do Enem.

“Todas as matérias são importantes, mas a redação é o ponto chave, o ponto de partida. Se você uma boa redação, pode entrar parar qualquer curso, em qualquer universidade”, acrescentou.

A prova deste domingo, 3, será dividida em 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira) e a redação. No próximo domingo, dia 10, será a vez dos testes sobre Matemática e Ciências da Natureza.