Rio Tarauacá segue acima da cota de transbordo e já atinge cerca de 4,9 mil famílias

O nível do Rio Tarauacá, que fica na cidade de mesmo nome, interior do Acre, continua aumentando e marcou 10,30 metros na medição das 6h desta terça-feira (24). Segundo dados da Defesa Civil Municipal, ao menos 4,9 mil famílias dos bairros Senador Pompeu e Triângulo foram atingidas pelas águas.

O coordenador da Defesa Civil da cidade, Jyensveferpher Jardim, afirmou que ainda não foi preciso remover nenhuma família atingida. Segundo ele, dois abrigos, no Colégio Municipal e no João Ribeiro, já estão montados caso seja preciso.

“Já está tudo pronto, colocamos caminhão à disposição para o caso de ser preciso retirar alguma família. Temos também os abrigos prontos. Como estamos vivendo esse momento de pandemia, estamos também pensando nas estratégias para evitar aglomerações, então, se for necessário, vamos separar as famílias por salas, tentar separar por questão de idade. Fazer da melhor forma possível”, afirmou o coordenador.

O manancial está 80 centímetros acima da cota de transbordo, que é de 9,50 metros. O major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros, afirmou que a previsão é de que o rio siga subindo.

“Possivelmente nas próximas horas ele vai estar com um nível mais elevado. Continuamos com várias ruas alagadas e várias famílias atingidas. Não temos ainda desabrigados e desalojados removidos pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Mas, se permanecer essa cheia, em breve nós poderemos ter famílias com necessidade de serem removidas”, disse Falcão.

loading...