Tema da redação pega candidatos do Acre de surpresa: ‘Pensei que ia cair algo mais atual’

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), aplicado neste domingo (3), foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. No Acre, os candidatos ficaram surpresos, mas, mesmo assim, as opiniões divergiram quanto ao nível de dificuldade para desenvolver a redação.

Segundo professores ouvidos, o tema não estava entre as principais apostas e discussões nos cursinhos ou redes sociais durante o ano, e a área de cultura há anos não aparecia no Enem.

A bióloga Joquebede Zacarias Alves, de 24 anos, disse que ficou surpresa com o tema da redação esse ano. Segundo ela, esperava que caísse alguma coisa que estava entre as discussões mais atuais.

“Estava muito difícil o tema da redação, fui pega de surpresa, pensei que ia cair outro tema, alguma coisa mais atual, tipo o que está acontecendo nos oceanos”, falou.

Ela, que é cearense e chegou ao Acre há apenas três meses, falou que está fazendo o exame para tentar entrar no curso de letras/libras na Universidade Federal do Acre (Ufac).

“Estava estudando, mas não era rotineiro, estava pegando alguns assuntos, mas achei o nível de dificuldade mediano. Só no próximo domingo [10] para eu saber se vai dar para entrar ou não”, complementou.

Já a vendedora Bruna fadoul, de 20 anos, disse que terminou a prova em duas horas e que as questões estavam fáceis.

“O tema de redação estava muito bom, achei tudo tranquilo, por isso terminei tão rápido. Eu já faço faculdade de administração em uma instituição particular, mas quero passar para direito na federal. Faço Enem há três anos, mas era como treineira porque ainda fazia o Ensino Médio, acho que as provas do próximo domingo [10] vão ser as mais difíceis”, afirmou.

A estudante de odontologia Elen Kelen, de 18 anos, também foi pega de surpresa com o tema da redação. Ela quer conseguir uma bolsa de 100% do Prouni [Programa Universidade para Todos] para aplicar na faculdade que já cursa.

“É a segunda vez que faço, estudo sozinha em casa, mas já faço faculdade em uma instituição particular. Faço pelo Fies [Fundo de Financiamento Estudantil] e esse ano ganhei uma bolsa de 50%, mas quero chegar a 100%. Achei um pouco complicada a prova de redação. Complicou porque eu esperava um tema de algum assunto que estava acontecendo nos dias atuais. Na prova em geral tinha muito textinho para interpretar”, lembrou.

O Acre teve 38.649 candidatos confirmados para fazer o Enem. Os portões abriram às 10h e fecharam às 11h para quem vai fazer as provas no estado acreano. As provas são aplicadas em 17 municípios do estado.

 

  • Por Alcinete Gadelha, Aline Vieira e Janine Brasil, G1 AC / Rede Amazônica Acre.