Vice-prefeito acompanha atendimentos da UBS Fluvial em Comunidades Ribeirinhas de Marechal Thaumaturgo

Chegou a pouco tempo em Marechal Thaumaturgo, a UBS Fluvial, e já começou a funcionar na prática, realizando os primeiros atendimentos em comunidades ribeirinhas. A prefeitura, depois de inestimáveis esforços, conseguiu a liberação necessária junto a Marinha para que a UBS pudesse chegar até o município e realizar os devidos atendimentos.

A chegada foi recebida com festas pelos moradores, já que os atendimentos devem ser intensificados em comunidades de difícil acesso.

A Comunidade Mississipi, endereçada no alto Juruá, há poucos minutos da sede, foi a primeira comunidade ribeirinha do município a receber os serviços e procedimentos de saúde ofertados pela então Unidade Básica de Saúde Fluvial.

Atendimentos que aconteceram nas mais diversas áreas, como: consultas médias, atendimentos odontológicos (limpeza, extração e obturação), coleta de PCCU, preventivo, pré-natal, testes rápidos de hepatites B e C, Sífilis, Gravidez, PSA, Malária, Dengue e HIV. Ocasião que foi distribuído também preservativos masculino e cloro.

Procedimentos e atendimentos que somaram: 62 (sessenta e duas) consultas, 24 (vinte e quatro) vacinados, 12 (doze) procedimentos individuais, 64 (sessenta e quatro) atendimentos odontológicos, 16 (dezesseis) realização de testes rápidos, 21 (vinte e um) atendimentos de enfermagem, 01 (uma) sutura, 02 (dois) procedimentos IM e 180 (cento e oitenta) acolhimentos.

Trabalhos que foram acompanhados de perto pelo Prefeito em exercício Valdélio Furtado, Secretário de Saúde José Maria da Silva e demais colaboradores da gestão. Nessa terça-feira, 17/03, a então UBSF sobe rio acima e fixa ancora na Comunidade São Salvador (também endereçada no alto Juruá) aonde realizara os mesmos procedimentos e atendimentos.

A UBS Fluvial de Marechal Thaumaturgo é resultado de emenda parlamentar da ex-senador e atual Governador do Estado do Acre Gladson Cameli com o posterior apadrinhamento da Senadora da Republica Mailza Gomes através de reivindicação e articulação do prefeito Isaac Piyãko, que acompanhou de perto todas as etapas de construção dessa grande benfeitoria e legado para a nossa querida municipalidade.

Por: Cleudon França – Assecom/PMMT.

loading...