Vídeo mostra desespero de agricultores ao verem fogo destruir plantação no interior do AC

Produtores do Projeto de Assentamento Walter Arce, na cidade do Bujari, interior do Acre, viram as plantações virarem cinza durante um incêndio. Um vídeo mostra os moradores tentando apagar as chamas para evitar que também atingissem as casas.

As cinzas são tudo que sobrou da plantação que antes ocupava quase 2 hectares de terra. Nas imagens, os moradores utilizam galhos e tudo que podem para pagar o fogo. O incêndio ocorreu no último dia 5.

No local, mora a produtora rural Jesuíta Alves Braga, o marido dela e três filhos pequenos. No momento do incêndio, a vizinha correu para avisá-la.

“Ela disse: ‘vizinha corre porque vai queimar tua casa, vai queimar tudo’. O fogo se aproximava e a gente tentou livrar um pouco da casa e da plantação que restou. Tivemos que combater fogo com fogo, porque temos muita carência com água”, lamentou.

Todas frutas e hortaliças plantadas foram transformadas em cinzas. O fogo não destruiu apenas a fonte de renda de Jesuíta, mas também o alimento que ela coloca na mesa para a família.

Produtores tentaram apagar fogo para evitar que destruísse casas — Foto: Reprodução

Produtores tentaram apagar fogo para evitar que destruísse casas — Foto: Reprodução

“É uma situação difícil. Tudo que você planeja, tem, que na outra semana ia ter uma renda, em um piscar de olho não tem mais nada. Uma planta, uma árvore não nascem da noite pro dia”, criticou.