Visita surpresa do Ministério da Saúde flagra irregularidades em Casa de Saúde Indígena do AC

A Casa de Saúde Indígena (Casai) de Mâncio Lima, no interior do Acre, recebeu a visita surpresa da secretária Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Sílvia Waiãpi, no último dia 31 de agosto. A visita foi para verificar a qualidade dos serviços de apoio prestados aos indígenas em tratamento pelo SUS no município.

Conforme o Ministério da Saúde divulgou na terça-feira (3), entre as irregularidades encontradas pela secretária, estão a falta de limpeza do ar-condicionado da unidade e camas quebradas.

A coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Juruá, Iglê Monte da Silva, informou que ficou surpresa ao saber de camas quebradas e disse que pediu um levantamento de tudo que precisa ser consertado para dar encaminhamento às orientações da secretária.

“Ficamos muito felizes com a visita secretária para acompanhar de perto nosso trabalho. Com relação ao ar-condicionado, hoje nós não temos um processo de manutenção vigente, ele está em construção, mas com relação à limpeza, se for uma atribuição da equipe de limpeza, eles vão adequar e fazer isso. Já pedi um levantamento de tudo o que tem que arrumar, como camas e trincos de portas, vou passar para o setor responsável para que dê andamento urgente”, afirmou Iglê.

Assim que chegou na unidade, a secretária exigiu o documento de registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de todos os profissionais da área que estavam plantão. Depois de conferir os documentos, Sílvia visitou os setores da Casai e conversou com alguns pacientes.

Visita surpresa do Ministério da Saúde flagra irregularidades em Casai do interior do AC — Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Durante a visita, a secretária sugeriu ainda a criação de uma horta, usando a mão de obra dos próprios indígenas como forma de ocupação, tanto para tirá-los da ociosidade, como para incluir alternativas de interação por meio de terapia ocupacional adaptada aos costumes dos povos indígenas.