Rio Branco, Acre, 27 de setembro de 2020

Em discurso histórico no senado, Jorge Viana chama governo Temer de ilegítimo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
JV

“Este governo ilegítimo não governará. Não porque o PT não quer, mas porque não terá legitimidade”

Durante a sessão que acatou a admissibilidade do impeachmeant da presidente Dilma Roussef, o senador Jorge Viana (PT-AC), Jorge Viana criticou o processo e suas implicações à democracia. Confira alguns trechos.

Três poderes

“Ouvi de um catedrático da USP esta semana, de que a divisão entre os três poderes não foi para dar governabilidade a um governo, mas sim, para evitar um super poder. Hoje estamos vivendo uma situação onde se desmoraliza o executivo, e se avacalha o legislativo. Proposto processo de impeachment transformá-lo por voto de minoria em presidente. Não é possível falar em normalidade democrática”.

Defesa do Governo Lula

O senador Jorge Viana também fez uma defesa dos governos Lula e Dilma, comparando-os com o final da Era FHC.

“O Governo Lula foi uma referência para o mundo. Foram gerados 20 milhões de empregos. Implantou o luz para todos, para 15 milhões que viviam na escuridão. Criou universidades públicas. Quando assumimos o governo, o emprego era de 12%. Hoje chega a 10% na nova metodologia. O Risco Brasil era de 1.400 hoje é de 400. Caiu agora, mas mesmo com a queda, está muito melhor que antes. Os juros eram de 23%. A inflação era de dois dígitos. Está caindo para 5%. A Petrobrás valia 15 bilhões de dólares. Hoje, mesmo com os escândalos de corrupção, que tem que ser combatidos, vale 149 bilhões de dólares.”

Combate à corrupção

O senador falou que o PT deve assumir seus erros, mas que a corrupção não começa e não termina com o PT.

“Uma coisa nos une. O combate à corrupção. O judiciário tem uma missão extraordinária. Mas porque os presidentes da Petrobrás não está presos? A Petrobrás foi tragada pelo modus operandi que envolve políticos, partidos e empresas. Não começou e não termina com o PT. O PT cometeu erros graves, que tem de ser assumidos. Mas não começou e não termina no PT.”

Aécio Neves

Jorge Viana citou a fala de Aécio Neves em 1999, quando havia um pedido de impeachmeant interposto contra FHC.

“Presumo que existe uma frustação enorme nos parlamentares da oposição, que não aceitam a deliberação majoritária da população”.

Compra de Votos

A compra de votos no congresso durante o governo FHC para aprovar o aumento do tempo de mandato não teve sua investigação aprofundada pelas instituições do judiciário.

“O governo deu um carão no MPF e na PF e recolheu as falas e mesmo comprovada a compra de votos, não virou sequer uma CPI. Tudo era acobertado pelo MPF, na pessoa do (Geraldo)Brindeiro.”

Ilegitimidade

“Este governo ilegítimo não governará. Não porque o PT não quer, mas porque não terá legitimidade. Estão fazendo uma rampa para trás do planalto. Se for para entrada de um governo ilegítimo, é a única rampa que ele pode subir, porque a da frente é para os eleitos.”

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.