Rio Branco, Acre, 31 de outubro de 2020

Museu da Tocha chega a Rio Branco e atrai centenas de visitantes na Praça da Revolução

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O Museu Itinerante Se Prepara Brasil chegou a Rio Branco para o pré-aquecimento do Revezamento da Tocha Olímpica em Rio Branco. O Museu, iniciativa do Bradesco Seguros, patrocinador máster das Olímpiadas do Rio 2016, abriu nesta sexta-feira, 3, e permanece até amanhã, sábado (4) em frente ao Quartel de Comando Geral da Polícia Militar, na Praça da Revolução, das 11h às 20h. A entrada é gratuita.

Em poucas horas, centenas de jovens, adultos e crianças passaram pelo Museu Itinerante para ver objetos como as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos. O visitante pode ver também Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos.

Um dos visitantes que ficou na Praça da Revolução aguardando a abertura do caminhão do Museu, foi o cubano Heriberto Fe, ex-atleta olímpico que chora toda vez que relata o boicote dos países socialistas às Olímpiadas de Los Angeles, nos Estados Unidos. “Eu lutava judô e tinha me preparado para ir aos Jogos Olímpicos mas não deu”, lamenta Heriberto, que foi ao museu acompanhado da esposa brasileira Irene Fe. “Eu estarei acompanhado a Tocha quando ela estiver em Rio Branco. É emocionante”, completou o cubano.

O Museu realiza uma verdadeira volta olímpica pelo Brasil. O objetivo do projeto é levar o espírito olímpico às cinco regiões do país e preparar a população para o maior evento esportivo mundial. O projeto é de responsabilidade do Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016, promove o Museu Itinerante Se Prepara Brasil — O Caminho do Esporte até o Rio de Janeiro. A exposição sobre rodas, reunindo peças dos acervos do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares.

Em duas carretas com roteiros distintos, a exposição, que começou em 30 de abril e vai até 31 de julho, completará um percurso por 45 cidades em todo o território nacional. Juntos, os veículos, que partiram de Vitória (ES) e Goiânia (GO), percorrerão cerca de 30 mil quilômetros. Os trajetos se encontram em agosto, no Rio de Janeiro, onde o Museu Itinerante Se Prepara Brasil ficará exposto durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha.

“O Museu Itinerante Se Prepara Brasil levará um pouco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para quem não puder assistir ao maior evento esportivo mundial no Rio de Janeiro e ainda deixará um legado de conhecimento olímpico que poderá estimular novos talentos para o futuro do esporte no país”, declara Alexandre Nogueira, diretor do Grupo Bradesco Seguros. “Apoiamos os ideais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e nos orgulhamos de nosso papel de poder colaborar para que os Jogos Rio 2016 se tornem uma experiência memorável para todo o Brasil”, completa o executivo.

Não somente o cubano Fe, ex-atleta, se emociona com o espírito olímpico, mas as atividades do Museu, em que incluem fotos grátis no pódio com os mascotes dos Jogos Rio 2016 – e compartilhamento no Facebook –mas principalmente a juventude de Rio Branco, que já se preparara para a Passagem da Tocha. “Gostei muito dessa iniciativa, que ajuda as pessoas a conhecerem melhor as Olímpiadas”, disse a estudante Adrielly Medeiros, que fez a foto no Pódio Olímpico na máquina que compartilha automaticamente no perfil pessoal do Facebook.
Tocha estará em Rio Branco dia 21 de junho

Dividido em cinco seções — “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” — o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Um dos pontos mais interessantes do projeto, e que o torna inovador, é o fato de o Museu ir até o público. Os atletas-embaixadores Bradesco Seguros Giba e Leila, medalhistas olímpicos, estarão presentes em algumas cidades para interagir com o público, assim como as mascotes dos Jogos Rio 2016, Vinicius e Tom, e do Time Brasil, Ginga.

A Tocha Olímpica chega a Rio Branco no dia 21 de junho às 10h30. Às 13h começa o revezamento no Parque do Tucumã para um percurso de 24 quilômetros. Uma grande festa nos oito pontos de parada da Tocha está prevista para celebrar o momento. O ponto final do Revezamento é o Calçadão da Gameleira.

 

Da Assessoria.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.