Rio Branco, Acre, 30 de outubro de 2020

Comitê aponta bairros com lixeiras viciadas em Cruzeiro do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Os bairros do Remanso e Várzea, em Cruzeiro do Sul, foram apontados, pelo Comitê Consultivo de Resíduos Sólidos, como os responsáveis pelo maior acúmulo de lixo em ruas e terrenos baldios, as chamadas lixeiras viciadas. O presidente do comitê e secretário municipal de Meio Ambiente, Irlandio Cordeiro, disse que a informação foi passada pelos garis da Prefeitura, que fazem a coleta dos resíduos em toda a cidade.

De acordo com ele, essa informação é importante no combate ao lixo que se encontra nas ruas. “Nós nos reunimos para pegar informações com os garis que acompanham de perto as dificuldades de cada bairro nas coletas”, explica.

O secretário municipal de ação urbana e limpeza pública, Sérgio Moura, revela que 100 toneladas de lixo são recolhidas por dia na cidade, destas, 20% são na Várzea e Remanso.

“Os garis informaram que esses dois bairros são os que se encontram em piores situações, com muito lixo espalhado e essas informações devem servir de base para o plano”, conta.

 

‘Lixo hospitalar em lixo doméstico’

Outra preocupação do comitê é o depósito de lixo hospitalar juntamente com o doméstico oferecendo riscos para os coletores e para o meio ambiente. “Os garis dizem que as clínicas e laboratórios depositam o lixo, que deve ser destinado de outra forma, juntamente com o comum. Nós temos que evitar essa prática para que esse lixo tenha um descarte diferenciado”, sugere.

Durante a visita ao lixão em abril, a equipe do G1 flagrou presença de lixo hospitalar no local, que deveria ter sido descartado em outro lugar.

 

Entenda o caso

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, assinou um decreto, no dia 1º de abril, que regulariza um comitê consultivo para que seja implantado na cidade o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que tem como objetivo acabar com os lixões.

 

Lei de Resíduos Sólidos 12.305/10

No dia 2 de agosto de 2014 acabou o prazo para que todos os municípios brasileiros acabassem com os lixões. Porém, das 22 cidades do Acre, apenas Rio Branco teria cumprido a lei dentro do prazo. As administrações municipais alegaram falta de recurso.

 

Do portal G1.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.