Rio Branco, Acre, 27 de setembro de 2020

Se o cérebro não dói, por que temos dor de cabeça?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

É curioso que, ao contrário de outro órgãos, a dor de cabeça não é um indicativo, pelo menos na maioria dos casos, de que algo não está bem com o cérebro. E por quê? Porque o cérebro “não sente dor”.

Na verdade, o que dói são as lesões em estruturas que ficam muito próximas ao cérebro e que têm sensibilidade à dor, como as membranas que envolvem o órgão (meninges) e os ossos (periósteos), os vasos sanguíneos, o couro cabeludo e os músculos da cabeça e do pescoço.

O cérebro é até tão insensível aos estímulos de dor que não é sequer preciso aplicar anestesia no tecido cerebral durante uma operação, permitindo que muitos pacientes fiquem acordados durante todo o procedimento, destaca o site UOL.

Mas por que o cérebro não dói? O nosso corpo tem milhares de neurônios sensoriais com a função de avisar o cérebro de que algo não está bem. Quando batemos com alguma parte de nosso corpo ou acontece alguma lesão nas estruturas internas (caso da dor de cabeça), esses sensores enviam uma mensagem de dor à medula espinhal que a transmite ao cérebro.

Quando o sinal de dor atinge o cérebro, ele vai para o tálamo que o direciona para diferentes áreas de interpretação e o corpo entende que algo errado aconteceu.

É aí que o órgão consulta a sua ‘biblioteca’ de emoções e indica a intensidade da dor. O problema é que, embora nosso cérebro seja uma espécie de ‘supercomputador’ que traduz a dor, ele não possui neurônios sensoriais na sua estrutura, por isso não consegue sentir dor.

Além de incidentes nas membranas e vasos sanguíneos, a dor de cabeça pode surgir por outros fatores. De acordo com um artigo publicado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o cérebro também se pode enganar na localização da dor, uma vez que existem diferentes tipos de tecidos e nervos na nossa cabeça.

É o que acontece, por exemplo, com a sinusite. Embora a doença esteja relacionada com um processo inflamatório na face, sentimos que a dor está no centro da cabeça. O mesmo acontece quando alguém diz sentir uma dor no braço ao ter um enfarte ou uma dor no peito ao ter um problema nos pulmões.

 

Por Lifestyle.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.