23.3 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Festival mostra a força da produção rural em Marechal Thaumaturgo

Por

- Publicidade -

De 3 a 5 de junho, está sendo realizada em Marechal Thaumaturgo a primeira edição do Festival do Feijão, que consolida o município como o maior produtor de feijão do Vale do Juruá. E o governador Tião Viana esteve presente em sua abertura na manhã de sexta-feira, 3, aproveitando um momento de proximidade com a população de um dos municípios de difícil acesso do Acre.

Tião Viana conversou com os produtores e entregou 44 canoas de alumínio com motores para os produtores da região, comprados com recursos provenientes de convênio realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

“Dá uma alegria enorme ver tudo isso aqui. Essas pessoas conseguiram, com o apoio da Secretaria de Pequenos Negócios e as emendas do senador Jorge Viana e do ex-deputado Thaumaturgo Lima, apresentar pratos inovadores com o feijão do município. É o empreendedorismo e a microeconomia dando respostas aos desafios do Acre, que terão apoio agora com esses novos barcos”, disse o governador.

Foram entregues 44 canoas de alumínio para os produtores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Festival do Feijão é organizado pela prefeitura, em parceria com o governo do Estado e Sebrae. Ele apresenta atrações artísticas e feira de vendas, mas sua principal atração são os 22 pratos feitos com os sete tipos de feijão plantados na região.

Eliseuda Pinheiro, responsável pela produção das receitas junto as com mulheres beneficiadas pelo programa de microeconomia, revela orgulhosa: “As meninas irão comercializar essas receitas durante toda a feira e esperamos que todos os finais de semana a partir de agora”.

 

Parcerias pelo futuro

O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, também esteve presente no festival e lembrou que ele é resultado das políticas de fomento à cultura do feijão na região. “Agora vemos os resultados. E só para este ano serão mais de R$ 4 milhões investidos nas cadeias produtivas de Marechal Thaumaturgo, trazendo renda e esperança para os produtores”.

Aldemir Lopes, prefeito, comemora: “É uma benção para o nosso município receber nosso governador nesse dia que em que começa nosso primeiro Festival do Feijão. A nossa indústria de feijão está funcionando, beneficiando nosso produto e nos transformando no maior produtor do Vale do Juruá. É o início de uma caminhada maior para nossos produtores”.

Já o deputado federal Sibá Machado, ressalta a importância de se investir em regiões mais isoladas do estado. “Mesmo Marechal Thaumaturgo sendo um município de difícil acesso, vemos o esforço do governador Tião Viana para atender essas comunidades mais distantes e mais carentes. É uma feira da cultura local e fico encantando com o que estou vendo”.

- Publicidade -
Copiar