Rio Branco, Acre, 25 de outubro de 2020

Jovem é preso com plantação de maconha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Após receber denuncia pelo 190, na última quinta feira (21), o Comando da Polícia Militar de Tarauacá determinou que uma guarnição comandada pelo Sargento Pedro Gomes, fosse até o Bairro do Triângulo, na Rua Eldo Borges, verificar se procedia a informação que um jovem estaria cultivando maconha em sua própria residência. No local, policiais encontrara uma plantação da maconha dentro de uma caixa d’água e mais cinco mudas no ponto para cultivo.

Na residência, a polícia prendeu Yuri Bispo Araújo, 19 anos, acusado de ser o responsável pelo cultivo da droga. O agricultor do tráfico e a plantação de maconha foram levados para a delegacia. O mesmo agora terá que acertar contas e dar explicações ao Delegado José Obetânio.

De acordo com a lei nº 11.343/06, em seu artigo 28, parágrafo 1º, é crime semear, cultivar ou colher, mesmo que para o consumo pessoal, “plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica”. Caso o indivíduo descumpra a norma, neste caso, terá que prestar serviços à comunidade, sendo advertido sobre os efeitos das drogas e tendo que comparecer a programa ou curso educativo.

Conforme o artigo 33, parágrafo 1º, inciso II, do texto legal, semear, cultivar ou fazer colheita, sem autorização ou em desacordo com a determinação legal, de plantas que se constituem como matéria-prima para a preparação de drogas tem pena de reclusão de 5 a 15 anos e pagamento de 500 a 1500 dias-multa.

Segundo o artigo 243, da Constituição Federal, as glebas (terreno próprio para cultura) de qualquer região da nação “onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas serão imediatamente expropriadas”, ou seja, o dono não mais terá posse sobre o local.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.