Rio Branco, Acre, 23 de novembro de 2020

Feijó e Tarauacá lideram ranking de calor no Acre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Os municípios de Feijó e Tarauacá lideram o ranking de focos de calor no Acre, segundo dados divulgados pelo Instituto de Mudanças Climáticas (IMC). Em todo o estado, de acordo com os dados, foram registrados 7.764 focos de janeiro até 4 de agosto de 2016.

Feijó registrou um total de 128 ocorrências de 1 de janeiro a 4 de agosto de 2016. Enquanto que em Tarauacá, no mesmo período, foram registrados 102 focos de calor.

Ainda no ranking, a capital acreana aparece na terceira colocação, com 94 focos, Sena Madureira com 67 e Cruzeiro do Sul com 57 ocorrências, em 2016.

“Pode-se dizer que Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Rio Branco e Cruzeiro do Sul são os municípios que hoje estão com maior criticidade no estado. Acompanhamos tudo e vários técnicos fazem relatórios de suporte para que sejam tomadas as decisões em relação a esse período”, explica a diretora técnica do IMC, Vera Reis.

Na lista das cidades que apresentam menos  focos de calor aparecem Assis Brasil ,com seis registros até agosto, seguido por Jordão com 12, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo com 13, e Porto Walter com 14 focos.

Vera explica ainda que a situação dos municípios é acompanhada em tempo real com dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Além disso, nos casos em que são confirmados incêndios, o órgão diz atuar de forma integrada com o Batalhão Militar de Policiamento Ambiental.

Julho foi mês crítico no Acre
Os dados mostram ainda que o mês de julho deste ano foi um dos mais críticos para o estado.

Em Feijó, por exemplo, foram registrados 112 focos de incêndio no período. Em Tarauacá foram 87 e em Rio Branco um total de 82.

A região do Baixo Acre foi responsável por 223 focos, seguido por Tarauacá/Envira com 208, Purus com 124, Juruá com 95 e Alto Acre com 68. Os números totalizam 718 focos registrados em apenas um mês.

 

Com informações do G1.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.