Rio Branco, Acre, 25 de novembro de 2020

Tião Viana se reúne com nova presidente do STF

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O governador Tião Viana está em Brasília nesta terça-feira, 13, onde se reúne neste momento, no Supremo Tribunal Federal (STF), com a atual ministra e presidente, Cármen Lúcia, e outros 25 governadores de Estado.

O foco da reunião é rediscutir o pacto federativo e dar procedência a encaminhamentos concretos relativos à judicialização da saúde e outros temas comuns, como segurança pública e fundo penitenciário, onde há mais de R$ 2 bilhões contingenciados.

Os  relatos estão sendo francos e demonstram o desequilíbrio do atual sistema federativo brasileiro.

Estão sendo debatidos, ainda, os problemas comuns que, sobremodo, oneram os estados, como é o caso da  guerra fiscal e dos precatórios, além de temas específicos.

Na abertura da reunião, a presidente ressaltou que o STF, como guardião da Constituição Federal (CF), deve atuar como meio de conciliação de conflitos entre os Estados e a União.

Cármen Lúcia manifestou, ainda, o desejo de visitar todos os Estados, para promover reuniões com governadores e Tribunais de Justiça. Ela pretende se encontrar com os governadores a cada 60 dias.

Todos os governantes ressaltaram o fato de a presidente ter sido procuradora do Estado e conhecer bem a realidade colocada por cada um, como a questão da falta de recursos e as dificuldades de alguns para honrarem os pagamentos de salários aos servidores estaduais e aposentados.

Ainda nesta terça, 13, a presidente do STF se reunirá com os 27 presidentes dos Tribunais de Justiça do país.

Considerando a ordem de posicionamento da mesa, o governo do Acre será o último a se pronunciar.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.