Rio Branco, Acre, 24 de janeiro de 2021

Anticoncepcional aumenta risco de depressão, diz estudo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, concluiu que usar anticoncepcionais e tomar antidepressivos podem estar intimamente ligados.

De acordo com o estudo, liderado pelo Dr. Ojvind Lidegaard, as mulheres que usam adesivos que liberam uma versão sintética de progesterona são as que têm mais probabilidade de também estarem tomando antidepressivos (70%).

As mulheres que usam o anel e o DIU apresentam um risco de 60% e 40%, respectivamente. Já as que tomam o tipo mais popular da pílula têm 23% mais chance de terem que tomar antidepressivo do que as mulheres que não tomam nenhum tipo de anticoncepcional hormonal.

De acordo com o Daily Mail, os cientistas suspeitam que estas conclusões tenham a ver com a progesterona, que já se demonstrou ter um impacto negativo no humor durante o ciclo menstrual. Contudo, os especialistas admitem que é preciso fazer mais estudos para se entender se a depressão é ou não um potencial efeito adverso dos contraceptivos hormonais.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados dos registros nacionais na Dinamarca que incluíram mais de um milhão de mulheres adolescentes e adultas, entre os 15 e os 34 anos.

 

Por Lifestyle.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.