23.4 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Após xingamento, Obama se encontra com líder filipino

Por

- Publicidade -

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizou uma reunião informal com seu homólogo das Filipinas, Rodrigo Duterte, após ele chamar o norte-americano de “filho da p…”, causando tensão diplomática.

A rápida reunião aconteceu antes de um jantar de gala no âmbito da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), encerrada nesta quinta-feira (8). As declarações fizeram com que Obama cancelasse um encontro bilateral marcado para a última terça-feira.

Duterte tinha sido questionado por jornalistas sobre o que diria para Obama caso o norte-americano criticasse a política de tolerância zero contra o tráfico de drogas adotada pelas Filipinas, a qual tem gerado execuções extrajudiciais de criminosos. “É bom você não interferir, senão, filho da puta, vou te fazer pagar por isso”, respondeu. Duterte, desculpou-se no dia seguinte. Em uma declaração lida por seu porta-voz, o líder admitiu que seus “fortes comentários” provocaram “preocupação e angústia”.

Autoridades diplomáticas filipinas garantem que as relações bilaterais entre Filipinas e Estados Unidos seguem fortes. Nos últimos dois meses, a polícia filipina matou mais de 2 mil pessoas suspeitas de produzirem ou traficarem drogas. As execuções chamaram a atenção de outros países, como os Estados Unidos. Aos 71 anos de idade, Duterte foi eleito em maio e já ameaçou também retirar as Filipinas da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

(ANSA)

- Publicidade -
Copiar