Rio Branco, Acre, 27 de novembro de 2020

Conmebol ratifica Libertadores com sete clubes brasileiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Assim como antecipado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na noite deste domingo (2), a Conmebol ratificou em comunicado que o Brasil terá direito a sete vagas na Libertadores a partir de 2017.

A CBF já anunciou que se classificarão para o torneio continental os seis primeiros do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil. Assim, o Brasil terá o maior número de representantes, pois a Argentina ganhou apenas uma vaga e terá seis times garantidos na Libertadores.

O número de representantes do Brasil, porém, pode chegar até oito em 2017 caso uma equipe do país conquiste a Copa Sul-Americana. Antes, o time campeão entrava na Libertadores tirando uma vaga reservada ao país, o que deixará de acontecer a partir de 2017. A partir de 2018, o número de brasileiros pode chegar a nove.

Com a mudança do regulamento de classificação para a Libertadores, o Campeonato Brasileiro passará a enviar seis times para a disputa da Libertadores. O chamado ‘G6’, porém, pode virar até ‘G9’ em algum momento, caso um dos seis primeiros colocados do Brasileiro também seja campeão da Copa do Brasil, da Sul-Americana ou da própria Libertadores, que garantem vaga direta no torneio continental.

Além das sete vagas destinadas ao país (seis pelo Brasileiro e uma pela Copa do Brasil), o Brasil pode ter mais um time classificado através da Copa Sul-Americana, já que Coritiba e Chapecoense estão nas quartas de finais. A partir de 2018, esse número pode chegar até nove representantes, caso times brasileiros conquistem a Libertadores e a Copa Sul-Americana. Em 2017 isso não será possível porque o colombiano Atlético Nacional foi o campeão da Libertadores de 2016.

A Libertadores, a partir de 2017, terá 44 equipes; a Sul-Americana terá 54 times.Como fica a definição de quem disputa pré-Libertadores ou vai direto à fase de grupos?

Como o formato e o número de participantes da fase de grupos da Libertadores foi mantido (32 times), as novas vagas são destinadas à chamada ‘pré-Libertadores’.

SUL-AMERICANA

O Brasil terá direito a seis vagas fixas na Copa Sul-Americana. A CBF ainda não anunciou como será a definição dos classificados. Além destes representantes, os dez times de melhor campanha eliminados antes das oitavas de final da Libertadores se integrarão à Copa Sul-Americana, elevando o número de participantes a 54.

Assim como a Libertadores, a Copa Sul-Americana também passou por mudanças e será disputada anualmente de março a dezembro.

A Conmebol ainda não confirmou como será o formato da Libertadores. A entidade estuda a implantação da final em jogo único e em campo neutro, como ocorre na Liga dos Campeões.

 

Com informações da Folhapress.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.