23.8 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Açaí não é o vilão

Por

- Publicidade -

Afim de esclarecer a população a cerca do caso de amostras de açaí colhidas em Feijó em que foi constatada a presença do Tripanossoma cruzi, microorganismo causador da Doença de Chagas, a secretária de comunicação do Governo do Estado, Andrea Zílio, concedeu coletiva, colocando a preocupação com a saúde da população e a necessidade de boas práticas no manuseio. Co

Os casos pontuais identificados em uma mesma família que todos tomaram conhecimento, levou a Sesacre a fazer os testes em laboratório de amostras colhidas em apenas um dia na cidade de Feijó.

Nas amostras foi comprovada a presença do agente causador da Doença de Chagas, devido ao manuseio errado do produto. Sobre o consumo dos lugares dessas amostras nenhum caso foi detectado dentro do período de incubação da doença.

O barbeiro é um problema amazônico e permanente. A questão toda é como se processa o produto. O açaí não é o vilão. O vilão é a falta de higienização do fruto.

A competência da fiscalização da industrialização do produto é do Governo Federal.

Ao que compete o Governo do Estado, em garantir a segurança alimentar, será feita uma nova ação, por meio da Seaprof, Idaf e Sesacre, com os produtores de açaí, nos próximos 30 dias, de orientação e capacitação, para que sejam aplicadas a boa prática no manuseio do açaí, para que o produto seja consumido de forma segura.

Uma campanha de conscientização será feita nas emissoras de rádio do Estado, sobre o correto manuseio do fruto, no intuito de contribuir com tais esclarecimentos.

A Sesacre vai informar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para que tome conhecimento da situação e pedir informações de como pretendem atuar no estado.

Ainda no Senado, o governador Tião Viana defendeu a obrigatoriedade da pasteurização do produto, e sua proposta foi derrubada pelo lobby dos paraenses.

O Governo do Estado do Acre defende essa propostae vai trabalhar nesse intuito para que a pasteurização seja feita o mais breve possível, iniciando por Feijó.

- Publicidade -
Copiar