24.8 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Carla Brito assina compromisso com a primeira infância

Por

- Publicidade -

A candidata Carla Brito (PSB) assinou na tarde desta sexta-feira, a carta compromisso da UNICEF com a primeira infância. A assinatura aconteceu na sede da Pastoral da Criança, na galeria diocesana.

A Pastoral da Criança atende atualmente, em Cruzeiro do Sul de 2.540 crianças. A estimativa da pastoral é que 8.155 crianças deveriam receber este atendimento, que vai desde cuidados com a saúde e a alimentação até orientações à família.

Elaborada em julho de 2016, a “Agenda prioritária para a Primeira Infância: qualidade e equidade nas políticas públicas” é o resultado da reflexão coletiva de um grupo formado por representantes de institutos, fundações, entidades, movimentos e por especialistas das áreas de educação, saúde e infancia-2assistência social. A proposta está estruturada em sete ações estratégicas, que se subdividem em um conjunto de sugestões de atividades, além de pressupostos orientadores da formulação e implementação de políticas públicas para a Primeira Infância.

Eis as sete ações estratégicas propostas pela agenda da UNICEF.

  1. Criar espaços do brincar na cidade.
  2. Elaborar o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).
  3. Instituir e garantir o funcionamento do comitê municipal intersetorial de coordenação das políticas para a Primeira Infância.
  4. Garantir formação continuada integrada e intersetorial, para os diferentes profissionais, com perspectivas plurais sobre a Primeira Infância.
  5. Assegurar acesso à educação infantil de qualidade, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade no atendimento em creches, conforme determina o Plano Nacional de Educação (PNE).
  6. Fortalecer a atenção básica, com foco na Estratégia Saúde da Família (ESF), para ampliar as práticas familiares promotoras do desenvolvimento integral da criança, desde a gestação até, principalmente, os 3 anos de idade, dando atenção especial às crianças em maior vulnerabilidade como crianças indígenas, quilombolas e com deficiência.
  7. Ampliar e qualificar os serviços socioassistenciais de proteção social, básica e especial, às famílias com crianças em situação de risco e vulnerabilidade social.

No Acre, apenas três candidatos à prefeitura assinaram o compromisso. Em Cruzeiro do Sul, Carla Brito foi a única que assinou.

“Precisamos aprender a olhar as crianças não como o nosso futuro, mas como o nosso presente, para que possamos assegurar a primeira infância”, disse a candidata.

- Publicidade -
Copiar