Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Servidores da educação denunciam atraso salarial e criticam gestão em Rodrigues Alves
  • Jovem é ferido com golpe de faca durante bebedeira interior do Acre
  • Motociclista fica ferido após colisão com carro em Rio Branco
  • Cavalo em estado de debilidade é encontrado caído no centro de Guajará (AM)
  • Acre fica em 16º no ranking nacional de produtividade do trabalho
  • Entressafra provoca escassez e eleva preço do abacaxi no Acre
  • Relatório aponta falta de transparência salarial no governo do Acre e da prefeitura de Rio Branco
  • Homem é morto a facadas após perder R$ 20 em “queda de braço”
  • Convênio de R$ 4 milhões vai reformar escolas rurais e beneficiar mais de 23 mil alunos em Cruzeiro do Sul
  • Posto de combustível é alvo de operação por sonegação milionária
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, abril 24
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

Artigo: Caso AC 24 Horas: políticos eram vítimas ou clientes?

Por Redação Juruá em Tempo.14 de dezembro de 20163 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

por Leandro Altheman

A notícia da semana foi a condução coercitiva do proprietário do AC 24 Horas, Roberto Vaz, juntamente com o jornalista Ray Melo, à delegacia de polícia. Os dois, juntamente com o irmão do proprietário, Carlos Vaz, são investigados por extorsão e lavagem de dinheiro.

A polícia afirma ter recolhido desde 2012 provas suficientes que comprovariam a ação criminosa do grupo. Segundo o delgado responsável pelas investigações, o grupo atuava produzindo matérias negativas contra empresários e políticos acreanos e cobrava para não publicá-las.

A polícia afirma que o grupo teria movimentado meio milhão de reais por meio das extorsões. O esquema foi denunciado por um político não identificado que teria se recusado a pagar pela não-publicação. Para ler mais detalhes sobre a Operação Zero Hora clique aqui.

Desde então, foram ouvidas algumas manifestações de políticos, tanto da situação, quanto da oposição em defesa do órgão, e mais propriamente, em defesa da liberdade de expressão.

Bem, é verdade, que se setores da classe política pretendem anistiar e legalizar o chamado Caixa 2, por questão de coerência, a extorsão também talvez deva ser legalizada (ironia).

A fama de ‘achacador’ do AC 24 Horas já é conhecida até pelas pedras do cais.

Chamar de ‘vítima’ figuras como Vagner Sales, não parece apropriado. Melhor seria ‘cliente’. Afinal, os jornalistas não ‘achacavam’ qualquer um, e seus clientes, ou ‘vítimas’, preferenciais são obviamente os políticos mais profícuos em problemas com a justiça e falcatruas em geral.

É como se estivéssemos diante de um complexo ecossistema: políticos que roubam do povo por sua vezes são atacados, como aves de rapina, em pleno voo por pássaros menores.

Ou talvez seja mais instrutiva a figura de leões, hienas, e abutres disputando a mesma carcaça.

Afinal de contas o que são 500 mil reais para quem acumula patrimônio há décadas por meio de desvios de finalidade e outros expedientes?

Por outro lado, um exame minucioso do site deve ser muito revelador sobre quem paga, quem não paga e quem está atrasado no seu pagamento.

Não consigo identificar ‘vítimas’ entre aqueles que pagaram pela boa vontade editorial do jornal. Se há alguma vítima no caso, são apenas os leitores, que de algum modo ainda acreditaram que o caráter denuncista do meio (pelo jeito muitos não pagaram a extorsão), fosse movido por interesses cidadãos.

Contudo, o episódio talvez sirva ao menos para sepultar de vez o cadáver moribundo da antiga crença na ‘imparcialidade’: apenas um ilusionismo com a qual ainda pauta-se o olhar do leitor sobre os assuntos que o cercam.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.