Um fenômeno incomum no céu de Cruzeiro do Sul causou estranheza da população no final da tarde desta sexta-feira (07): alguns pontos luminosos similares a estrelas puderam ser vistos no céu. Nas redes sociais, o assunto tomou conta entre os internautas, que se questionavam sobre a origem de tal objeto no céu. Algumas pessoas chegaram a questionar a chegada de alienígenas no município. A informação foi desconsiderada.
Buscando informações, foi possível encontrar relatos de um fato parecido com este, que aconteceu no estado do Amazonas.
Na ocasião, um site de notícias local, informou que o caso se tratou de um conjunto de balões do Projeto Loon, do grupo Alphabet, dona da Google. Ou seja, eram equipamentos utilizados para levar internet para regiões remotas e população de baixa renda. A informação foi confirmada pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), órgão vinculado à Aeronáutica que controla o espaço aéreo da região.
Entenda:
Os balões do Projeto Loon são projetados e fabricados em escala para sobreviver às condições da estratosfera, na qual os ventos podem passar de 100 km/h, e a fina atmosfera oferece pouca proteção contra a radiação UV e oscilações drásticas de temperatura, que pode chegar a -90° C. Feito de folhas de polietileno, cada balão do tamanho de uma quadra de tênis é construído para durar mais de 100 dias na estratosfera antes de retornar ao solo de forma controlada.


