29.8 C
Juruá
terça-feira, abril 16, 2024

Acabou a lua de mel: azeda o clima entre Ilderlei Cordeiro e Vagner Sales

Por

- Publicidade -

Acabou a lua de mel, depois das últimas demissões de Ilderlei Cordeiro, que atingiram a base do ex-prefeito Vagner Sales, o clima que já era pesado entres os dois grupos do PMDB/CZS, agora é de retaliação de ambas as partes. Fonte revelou a coluna, que os ânimos estão a flor da pele, é jogar uma fagulha e vai acabar em incêndio.

Clima pesado

Cada dia está mais azedo o clima entre os dois grupos. De um lado correligionários do prefeito Ilderlei, do outro fiéis devotos do Salismo Vagniano, se digladia por espaço dentro da máquina pública do município  e nas bases eleitorais.

Pode rachar

Entre os líderes de ambos os lados, já há quem admita abertamente a possibilidade de um racha definitivo. Embora o presidente do PMDB/CZS, Jonathan Donadoni, tenha atuado incansavelmente para aparar as arestas, o clima é pesado de parte a parte. Não seria uma surpresa se viessem a apartar as panelas.

Disputa pela base

Um outro ponto forte de divergência entre o grupo do atual e do ex-prefeito, é a disputa pelos cabos eleitorais. De um lado o pré-candidato e tio do prefeito, Rudilei Estrela, secretários, e um vereador. De outro, cinco vereadores, Vagner, e a filha, a deputada Jéssica Sales, tem travando uma batalha diária por espaço e lideranças.

Sobe um, desce outro

Durante os últimos dias, têm sido uma constante o assédio as bases dos aliados. Comentava um vereador da oposição, que em algumas casas mal desce a turma do Rudilei Estrela, já chega a turma da Jéssica Sales, para desmanchar o que foi feito. E emedou, já fui procurado pelos dois lados, mas vou esperar mais um pouco, se o Ilderlei abraçar a candidatura do tio eu posso pensar no assunto, se não vou de Jéssica. Parece que no fim dessa disputa, os trapiches das casas de lideranças oposicionistas de Cruzeiro do Sul, vão precisar de reforma.

Vereador da Vila

Um vereador de uma famosa Vila nas proximidades de Cruzeiro do Sul, tem sido disputado a tapa pelos dois lados. Emissários de Rudilei Estrela, e o próprio Rudilei, estiveram recente em seu gabinete tentando lhe convencer a apoia-lo.

Cancelando agenda

Já no último fim de semana, cancelando outras agendas, a deputada Jéssica Sales (PMDB), esteve por lá a pretexto de prestigiar um evento musical. Me disse um membro do PMDB: “manter nossos apoiadores tradicionais é questão de honra”. Tá explicado o porque da deputada ter cancelado agendas para ir a tal vila.

Preocupação

Dirigentes de partidos da oposição, tem manifestado preocupação em relação as eleições para deputados federais de 2018. A maioria dos Partidos acha, que a oposição pode fazer apenas três deputados federais.

O óbvio

Um dos dirigentes, me fez uma leitura bastante interessante e óbvia, dizia ele: “a maioria dos partidos de oposição não se prepararam para a eleição federal. A exceção do PP, todos os demais tem no máximo um ou dois candidatos competitivos.”

Então

Não precisa de grande esforço para constatar isso. Vamos lá: PMDB só tem dois nomes, Jéssica Sales e Flaviano, DEM também dois, Bocalom e Alan Rick, PSDB apenas um, Rocha, PSC, Antônia Lucia, e para por aí. Todos os demais candidatos competitivos vem do PP ou da FPA.

Jesus afinou a viola!

Depois de ter andado descontente e até ter feito críticas ao secretário estadual de Educação, Marcos Brandão, o deputado estadual Jesus Sérgio (PDT), já afinou a viola. Segundo membro da executiva estadual do PDT, está tudo certo com o Tchê e o governador! “conversa foi antes de ontem! Fica no PDT!” me dizia ele na última quinta, então a conversa deve ter ocorrido na terça (10).

Pensa num querido

“O Jesus é um cara decente e não é bobo! Teria que começar do zero! E o PDT é um partido grande, organizado e terá uma legenda boa à sua disposição! Ele (Jesus) goza da confiança de todos do PDT! Pensa num querido!” Foram essas as palavras usadas pelo dirigente trabalhista, para botar um ponto final nas especulações em torno da saída de Jesus Sérgio do PDT.

Puro Sangue?

O PDT pode vir puro Sangue me dizia um cacique trabalhista. “temos nomes para isso, o partido vai discutir a verás essa possibilidade.” Segundo apurou a coluna, dirigentes do partido do interior, estarão em Rio Branco nos próximos dez dias, tratando com a executiva estadual a possibilidade de montar chapa própria de deputado estadual.

Apenas sondagem

Demorou pouco o namoro entre o ex-prefeito Deda e o PDT. Fonte revelou a coluna que Deda e a deputada Maria Antônia estão sondando partidos, já que o PROS não teria se preparado para montar chapa, e eles estariam tentando encontrar um porto seguro de olho em 2018.

De caso pensado

Depois de ter escrito a matéria “tiro pela Culatra”, falando do efeito devastador da pesquisa do DEM na oposição, me liga uma liderança ligada aos democratas acreanos é diz: “ foi de caso pensado. No DEMOCRATAS existe muita revolta com Gladson e Bestene, por conta do episódio do vice, onde depois de ter prometido ao partido, Cameli voltou atrás.” Segundo o benemérito liberal, amigo do DEM, Bocalom até hoje não engoliu esse sapo cururu. E continua com Cameli atravessado na garganta.

O pecado do Amado

O prefeito Ilderlei Cordeiro de Cruzeiro do Sul, dizem pessoas próximas a ele, não é um bom articulador, nem tem em seu grupo político, alguém que o seja. Segundo informações, quem fazia essa função era o ex-secretário de administração Manfrine Costa. Nos últimos dias, a falta de quem articule política na gestão municipal, tem custado caro ao prefeito “Amado”, todo dia é um desgaste e uma nova sangria política. Tá esperando o quê, para chamar o homem de volta, Amado?

A volta de Costa

A novela da volta do ex-secretário de administração da prefeitura municipal de Cruzeiro do Sul continua. Foi alardeada dias atrás pela própria base do prefeito, que Manfrine Costa estava retornando ao primeiro escalão da Gestão municipal, e desde então, está tudo no mais absoluto silêncio. Gente ligada ao ex-secretário garantiu a Coluna que Costa está as ordens, apenas esperando pela boa vontade do Amado.

Leo do Juruá

O deputado Leo do PT, estará mais para Leo do Juruá, que do PT, nas eleições do ano que vem. Nove em cada dez petistas do Juruá, vai de Leo de Brito para federal. Os poucos que sobrarem devem se divide entre Sibá Machado e os outros candidatos da legenda.

Cuidado Josa

Um amigo me dizia essa semana: “o deputado Josa da Farmácia, está 90% fechado com um ex-vereador e suplente, da atual legislatura, que tem fama de comprador de votos. Segundo ele, se pudesse aconselhar o deputado, diria para ele conversar com o presidente do PMDB, Jonathan Donadoni, que teria levado um toco do ex-vereador nas eleições de 2014. E concluiu: eu diria, cuidado Josa”!

Raimundinho da Saúde

Me liga uma pessoa ligada a secretária estadual de saúde. Entre uma amenidade e outra dispara: “ Raimundinho não ganha nem mais pra presidente de bairro. Ele não tem mais os contatos dentro das unidades de saúde, não como tinha antes. E tem muita gente descontente, com promessas de campanha não cumpridas.” E deitou a falar adjetivos impublicáveis. Como onde há fumaça  há fogo. É bom Raimundinho e seu grupo ir abrindo o olho, 2018 tá logo ali.

Fica Coronel Emilio

Foi só aparecer uma possibilidade de o Coronel PM Emilio ser transferido do CPO II, com base em Cruzeiro do Sul, que surgiu um movimento de PMs, PCs, PFs, Agentes Penitenciários, MP e membros do Judiciário pela sua permanência. Coronel Emilio é um oficial exemplar, um bom soldado a serviço da tropa e da sociedade, é justo o reconhecimento e meritória a campanha. Segundo apurado pela coluna a caixa de mensagens do Cel Ricardo, comandante Geral da PM/AC foi inundada com mensagens de operadores de segurança, empresário e até autoridades de mandato. E não é de se estranhar, a manifestação de respeito e reconhecimento de seu trabalho, por meio do movimento que defende sua permanência no CPO II. A Coluna engrossar e endossa o coro #ficacoronelemilio.

Por Luiz Carlos Rosa

Coluna Política em Tempo

- Publicidade -
Copiar