24.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Eventos nacionais impactam positivamente na economia do turismo do Acre

Por

- Publicidade -

Com a realização de dois grandes eventos no Acre – o 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal e o Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, uma Emergência Nacional, nos dias 26 e 27 de outubro, o setor hoteleiro do estado se prepara para receber um número expressivo de pessoas em suas acomodações.

Durante os dois dias, devem participar governadores de todo o país, além de autoridades do Supremo Tribunal Federal, Senado e Câmara Federal, ministros e o presidente da República, Michel Temer.

De acordo com a diretora do hotel Holliday Inn, Luciana Lemos, o evento beneficia diretamente na economia do trade (composto por hotéis, restaurantes, transportes e demais equipamentos turísticos), além de dar grande visibilidade ao Acre em âmbito nacional e internacional.

“É muito importante, pois é algo que desencadeia o segmento do turismo, e todo mundo sai ganhando. Defendo que esses grandes eventos sejam promovidos cada vez mais, pois o nome do estado é divulgado nas mídias de todo o país e desperta a vontade de demais turistas virem até aqui, afinal o que não é falado não é lembrado”, ressalta Luciana.

Esta não é a primeira vez que o Acre recebe um grande evento. Em 2014, foi promovido no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac) a 66a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Já em 2016, foi a vez da Conferência Mundial da Ayahuasca. Nos dois, um grande número de pessoas de outros estados e países participaram.

Segundo a secretária de Estado de Turismo e Lazer (Setul), Rachel Moreira, o turismo em Rio Branco é, em sua maioria, de negócios e de passagem, já que muita gente utiliza o estado como porta para ir a países de fronteira, como Peru e Bolívia.

“Os eventos de grande porte que tivemos nos últimos anos provaram que o trade acreano está apto a receber seus visitantes. Desde então, a rede hoteleira, de restaurantes e de transporte local, entre outros, estão se desenvolvendo cada vez mais, principalmente com a chegada de outras opções, tais como hostels e albergues”, diz.

#PartiuAcre

Promover o turismo local, incentivando o acreano a conhecer as opções turísticas do estado. Essa é a ideia da campanha #PartiuAcre, lançada em 2015 pelo governo do Estado, por meio da Setul, visando oferecer aos moradores do Acre descontos e pacotes de hospedagem durante os fins de semana.

Entre as redes que aderiram ao movimento, estão os hotéis Ibis, Holiday Inn Express, Resort Hotel e Guapindaia. Para participar, o hóspede local deverá comprovar residência apresentando documentos de identificação.

Iniciativas como essa garantiram que o estado nortista se destacasse com o número de taxa de ocupação acima da média em seus principais hotéis: 58,94%. O número vai contra outras capitais brasileiras, em que, de acordo com a Revista Exame, a estimativa feita pelos executivos do setor chega a porcentagens mais baixas do que o esperado.

Câmara de Turismo no Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Durante o 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, será realizada a primeira reunião da Câmara de Turismo, onde os secretários das pastas discutirão questões técnicas do fomento do setor nos estados amazônicos, além de pontuar estratégias e ações comuns.

A partir de um pedido do Fórum Permanente de Comunicação Pública Governamental da Amazônia, que reúne as secretarias de Comunicação da Amazônia Legal, durante o 14o Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Rondônia, o Ministério do Turismo apresentou uma campanha nacional e internacional sobre o potencial turístico da região.

Entre as peças institucionais que promovem a Amazônia, está a veiculação de propagandas em TVs, jornais, outdoors, busdoors (no vidro traseiro de ônibus) e redes sociais. Além disso, o MTur utilizará aeroportos para dar mais amplitude à campanha. Temperos da Amazônia também foram utilizados no programa MasterChef, da TV Bandeirantes.

- Publicidade -
Copiar